CRLV comemora aniversário com ação educativa sobre gênero e violência

|

Na próxima quarta-feira (25), a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), através do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), comemora seu quarto aniversário com ação educativa sobre gênero e violência.
As atividades vão começar a partir das 14h, com uma aula de danças circulares que será promovida pela professora Betina Achermann e vai ser aberta às usuárias do Centro. Em seguida, haverá uma apresentação artística desenvolvida pelas próprias mulheres em uma das oficinas trabalhadas no projeto CRLV: Implementando Ações de Capacitação e Atenção. Além disso, o Centro fará o lançamento oficial da cartilha e do vídeo educativo sobre gênero e violência contra a mulher.
Os produtos serão distribuídos em escolas municipais, creches, instituições públicas e privadas, comunidades e outras entidades da sociedade civil, com o objetivo de conscientizar a população sobre a realidade da violência doméstica e familiar contra a mulher e, ao mesmo tempo, alertar que esta prática constitui uma violação dos direitos humanos e das mulheres.
A cartilha e o vídeo têm o propósito de provocar uma reflexão sobre a educação diferenciada que ainda se dá entre homens e mulheres, na qual se reafirma a lógica de uma condição submissa e inferior da mulher que se reflete nas situações de subemprego, salários desiguais, violência doméstica e familiar, entre outras. Os materiais trazem, ainda, artigos da Lei Maria da Penha e a indicação de serviços e órgãos que atendem às mulheres vítimas de violência em Salvador e Região Metropolitana. A distribuição é gratuita.
O Centro - Desde a sua fundação, em 2005, o CRLV já realizou 24.233 atendimentos de atenção, prevenção e acolhimento a mulheres em situação de violência em Salvador. Os serviços mais procurados até setembro deste ano foram os de atendimento psicológico (1.670), tele-orientação (1.231), social (727) e jurídico (583). Além disso, o CRLV também presta apoio pedagógico aos filhos das usuárias.
Durante todo o ano são promovidas outras atividades de prevenção, visando sensibilizar, através de palestras, aulas, cursos e oficinas com foco na importância do enfrentamento à violência contra as mulheres e também divulgar outras instituições parceiras da Rede de Atenção.

Ações visam diminuir aumento da dengue no Verão

|

A estação mais quente e esperada pelos baianos: o verão, também é a mais favorável ao crescimento dos casos de dengue. Neste verão o cuidado tem que ser intensificado, já que, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), haverá chuva acima da média. O fato, aliado ao calor, facilita a transmissão da doença, pois o Aedes aegypti, prefere ambientes limpos e com água parada para se reproduzir.

Ciente disto e com o propósito de identificar dados, a exemplo do volume de infestação, os principais criadouros e o risco de ocorrência de epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o Levantamento de Índice Rápido (Lira). "Temos bons resultados com o Lira, através do trabalho de conscientização da população", disse a coordenadora do programa municipal de combate à dengue, Eliaci Costa.

Este ano já foram registrados 6.954 casos de dengue na capital baiana com cinco óbitos até o último dia 26, de acordo com a SMS. Para combater a enfermidade são realizados nos bairros mais infestados da cidade mutirões com a presença de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), Guarda Municipal e chaveiros, para abertura de imóveis abandonados.

Com fardamento novo e crachás, os agentes de saúde visitam as casas para combater os possíveis focos. "Eles fazem a limpeza de tonéis e caixas d'água com larvicida. Fazemos também a distribuição de capas para que esses locais sejam devidamente tampados", destacou Eliaci.

Esta semana o mutirão de combate ao mosquito da dengue acontecerá nos bairros de Bom Juá, Fazenda Coutos, Valéria e Saramandaia. Na ação, os profissionais retiram lixo e materiais inservíveis, como garrafas e copos plásticos, que podem se tornar criadouros em potencial. Este ano já foram realizados 38 faxinaços na cidade, em que 9.870 imóveis foram visitados em 329 ruas da capital.

Ministério da Justiça revê teto salarial para o Bolsa-Formação

|

O Ministério da Justiça (MJ) resolveu reavaliar sua interpretação sobre a composição do teto salarial para o pagamento do Bolsa-Formação, em atenção à solicitação do secretário da Segurança Pública da Bahia, César Nunes. Gratificações como o adicional por tempo de serviço e demais vantagens de caráter pessoal, além de indenizações, serão excluídas do cômputo. “Tivemos essa iniciativa para que nossos policiais continuem a perceber a gratificação e a participar deste importante programa de capacitação e valorização dos servidores”, declarou Nunes.
A partir das modificações solicitadas pelo secretário ajudas de custos, a exemplo de diárias, transporte, auxílio moradia, adicional noturno ou por tempo de serviço entre outras gratificações e adicionais não serão consideradas complementares do teto salarial. Desta forma, todos os policiais inscritos continuarão a perceber a gratificação independentemente do aumento que tiveram em outubro e que terão em janeiro.
Nunes se mostrou satisfeito com a decisão do MJ e acredita que outros pleitos feitos em prol da melhoria nas condições de vida dos policiais baianos estão sendo estudados pelo MJ, a exemplo do aumento do teto remuneratório para o recebimento da bolsa.

Balanço do Controle de Alcoolemia do fim de semana (Lei Seca)

|

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) realizou operação de controle de alcoolemia (Lei Seca) com os condutores de veículos de Salvador, no fim de semana, de sexta-feira (20) a domingo (23).
Na operação foram abordados 202 condutores. Destes, dois apresentaram quantidade de álcool inferior a 0,30mg por litro de ar expelido e foram autuados administrativamente, com multa de R$ 957, retenção da CNH e retenção do veículo. A operação flagrou um condutor com teor igual ou superior a 0,30 mg por litro de ar expelido, que foi encaminhado à 16ª Delegacia, na Pituba.
A Transalvador removeu 22 veículos por motivos diversos, recolheu 20 carteiras de habilitação e foram lavrados 20 autos de infração referentes à Lei Seca e outros 80 de naturezas diversas.

Adolescente assalta mais de dez coletivos

|

Envolvido em pelo menos dez assaltos a ônibus na região de Vila de Abrantes, um adolescente, 17 anos, foi apreendido segunda-feira (23) depois de ter sido baleado na perna num confronto com policiais da 26ª Delegacia, localizada em Vila de Abrantes. O tiroteio aconteceu num matagal próximo ao cemitério local.
Socorrido pelos policiais, o assaltante recebeu atendimento no Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas. Depois de liberado pela equipe médica, foi conduzido para a 26ª DP, sendo ouvido pelo delegado plantonista Giovanni Nascimento. O assaltante está à disposição do Ministério Público e será encaminhado ao Centro de Atendimento ao Menor (CAM).
Segundo informou o delegado, ao ser surpreendido pelos investigadores quando descia de uma Topic, o adolescente reagiu à voz de prisão atirando contra a guarnição. Ele costumava entrar nos ônibus em Lauro de Freitas, e nas imediações de Catu de Abrantes anunciava o assalto, roubando o dinheiro do cobrador e saqueando passageiros.

(Informações da SSP – BA)

Ainda existe esperança para a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro

|

Com o objetivo de buscarem alternativas que permitam a sobrevivência da Santa casa de Misericórdia em Santo Amaro da Purificação os secretários Jorge Solla e Rui Costa, respectivamente, da Saúde e de Relações Institucionais, acompanhados do subsecretário da Saúde, Amauri Teixeira, se reúnem na sexta-feira (20/11), às 8h, na Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, com o prefeito do município, Ricardo Machado, o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Antonio Brito, e o provedor da Santa Casa de Santo Amaro, Francisco Vasconcelos.
O encontro motivado por solicitação direta do presidente Lula e do governador Jaques Wagner teve como propósito encontrar soluções para os graves problemas financeiros que a instituição secular vive no atual momento. O secretário Jorge Solla relatou que vai tentar fazer o possível para evitar que a população do recôncavo baiano seja penalizada com uma possível interrupção dos serviços prestados pela tradicional instituição. "Estou sensibilizado com a situação e vou tentar encontrar saída para esta grave crise", afirmou Solla.

Padrasto abusava de duas enteadas

|

Resumo do post Marcelo Correia Lima, 35 anos, foi capturado quinta-feira (19), por uma equipe da Delegacia de Senhor do Bonfim, após ter sido denunciado por uma enteada, 18 anos, a qual vinha sendo abusada sexualmente por ele desde que tinha apenas sete anos de idade. A irmã da denunciante, 15 anos, também era abusada pelo padrasto desde que tinha aquela mesma idade.
Segundo o delegado Raimundo Guerra, titular de Senhor do Bonfim, ao completar 18 anos, a garota mais velha procurou uma tia e denunciou a violência sexual que sofria há mais de dez anos. Ao saber que o crime tinha chegado ao conhecimento da polícia, Marcelo fugiu para o povoado de Campo Formoso, onde foi preso.
Ouvidas pelo delegado Raimundo Guerra, as duas irmãs declararam que o padrasto ameaçava matá-las e também a mãe delas, caso fosse denunciado. Mesmo estando em idade escolar, as garotas eram impedidas pelo padrasto para freqüentar a escola e sequer podiam ter amizades.

Perícia

O maníaco confessou os abusos ao ser interrogado, e disse que era constantemente assediado pelas enteadas. A mãe das vítimas garantiu desconhecer o crime praticado pelo marido contra suas filhas, já comprovado por exames periciais. A polícia apura se Marcelo, que tem fama de namorador na região, abusou de outras crianças e adolescentes. Com prisão preventiva decretada pelo juiz Tardelli Cerqueira, da Comarca de Senhor do Bonfim, Marcelo Correia Lima foi autuado em flagrante por estupro pelo delegado Raimundo Guerra.

Assaltante que agia na Ilha de Itaparica é capturado

|

Resumo do post Apontado como autor de mais de vinte assaltos no município de Nazaré e nas localidades de Barra Grande, Conceição e Tairú, situadas na Ilha de Itaparica, Adailton dos Santos Brito, o “Gurubel”, 26 anos, foi capturado no final de semana por policiais da 24ª Delegacia, instalada em Vera Cruz.
O assaltante estava com um mandado de prisão preventiva em aberto expedido juiz Eduardo Abreu, da Comarca de Itaparica. A equipe do delegado titular, Lúcio Ubiracê, localizou Adailton na casa de parentes, em Nazaré, onde ele estava escondido. Um comparsa do assaltante, identificado pelo apelido de “Preto”, está foragido e vem sendo procurado.
Adailton, que tem passagem pela Delegacia de Nazaré por assaltos, vinha roubando, desde o início deste ano, estabelecimentos comerciais na ilha, como um mercadinho, em Barra do Pote, uma padaria em Barra Grande e uma "lan house" na localidade de Conceição. A polícia atribui a “Gurubel” pelo menos oito assaltos contra Topics, em Tairú.

(Informações da SSP – BA)

Ladrões capturados planejando assalto

|

Resumo do post Quatro assaltantes que agiam na região de Vitória da Conquista foram presos neste fim de semana, durante uma operação realizada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, no bairro Kadija. Os policiais apreenderam com a quadrilha um Ford Fiesta utilizado em assaltos a lojas e casas lotéricas. Eles também roubavam carros e motocicletas. A operação que resultou na captura dos ladrões contou com o apoio do Grupo de Apoio Tático da Policia Civil (GAT).
Segundo informou, ontem (23), o delegado titular Cléber Rocha Andrade, Leriston Charles Leite Oliveira, o “Léo Boquira”, 21 anos, apontado como dono do Fiesta, Magno Oliveira Sousa, o “Galego”, 21, Diorge Santos Souza, 23, e Crispiniano Almeida Santos, o “Crispim”, 33 anos, estavam reunidos dentro do automóvel, planejando assaltos.
Investigadores da DRFR apuraram que, em agosto deste ano, o bando, armado com revólveres, tomou de assalto um Crossfox, no bairro Candeias, em Conquista. Todos os quatro presos têm passagens pela polícia por assaltos, receptação, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo. “Galego” já foi reconhecido como autor do roubo de um malote ocorrido recentemente na região sudoeste.
De acordo com o delegado Cleber Rocha, na casa de Crispiniano, os policiais apreenderam um revólver de calibre 38. Ele é foragido da cadeia pública do município de Milagres, onde estava preso também por envolvimento em assaltos.

(Informações da SSP – BA)

Bancários do Banco Nordeste mantêm greve

|

Resumo do post Em assembléia na noite de ontem (22), os empregados do Banco do Nordeste da base do Sindicato dos Bancários da Bahia decidiram manter a greve, que hoje completa 30 dias. Os bancários ainda esperam resposta sobre piso, PCR (Plano de Cargos e Remuneração), licença-prêmio e ponto eletrônico, entre outras questões

Resto do post Nova rodada de negociação está marcada para segunda-feira (26), às 15 horas, em Fortaleza (CE). No mesmo dia, às 17h acontece assembléia, no auditório do Sindicato, para avaliar o resultado da reunião e decidir sobre a manutenção ou suspensão do movimento grevista. Os empregados do BNB entraram em greve no dia 24 de setembro, juntamente com o restante da categoria, devido à falta de acordo com os bancos sobre a pauta de reivindicações dos bancários.

Agência da Caixa Econômica Federal é embargada por falta de alvará

|

Resumo do post Promovida pela Prefeitura de Salvador, a operação Choque de Ordem Fiscal autuou e embargou mais uma agência da Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira (22). Localizada na Avenida Paulo VI, no bairro da Pituba, a unidade funcionava sem alvará de atividade e licença para exibição de publicidade.

Resto do post Com o fim da greve dos bancários, a Sucom retomou as vistorias do Choque de Ordem nas agências. As últimas ações no segmento resultaram no embargo do Banco do Brasil do Costa Azul, Banco do Brasil de Cajazeiras, Caixa Econômica Federal da Vasco da Gama e da Caixa Econômica Federal de Nazaré. Caso não sejam regularizadas dentro dos prazos estabelecidos nas notificações, os estabelecimentos poderão ser interditados.

O próximo segmento a ser vistoriado pela operação Choque de Ordem será o de telefonia móvel, com ações focadas em Estações Radio Base (ERBs) - equipamentos que fazem a conexão entre os telefones celulares e as Centrais de Comutação e Controle (CCC) das companhias telefônicas.

Juiz não comparece e audiência de ex-estudante de medicina é adiada

|

A audiência do ex-estudante de medicina Matheus Costa Meira - acusado de assassinar três pessoas dentro de um cinema em novembro de 1999 - foi adiada. Ele seria ouvido na manhã desta sexta-feira (23) por tentar matar um colega de cela em maio deste ano, mas o juiz da 1ª Vara do Júri não pôde comparecer a audiência, que estava marcada para às 8h30 no Fórum Ruy Barbosa. Matheus foi condenado a 48 anos de prisão e já cumpriu dez anos. Vale ressaltar que ele só poderá ficar preso 30 anos, levando em consideração a lei em vigor. A data da nova audiência ainda não foi definida.

Curso de Formação Inicial oferece 29 mil vagas

|

Resumo do post O Governo da Bahia dá mais um passo no investimento em formação de professores. Este ano, a Secretaria da Educação investiu R$ 12 milhões em cursos de formação e logística para professor, que inclui transporte, alimentação e hospedagem, o que permite que docentes de localidades distantes possam ingressar e concluir uma graduação.

Resto do post A capacitação é da SEC, com objetivo de valorizar o profissional de educação básica, por meio da oferta de 29 mil vagas em formação inicial nas diversas áreas do conhecimento, dando uma nova perspectiva ao ensino público. O programa é uma parceria do Ministério da Educação, por meio da Plataforma Paulo Freire, que foi reaberta desde o dia 15 deste mês.

Para a professora de Matemática, Edna Novaes, aluna da primeira turma do curso, a formação irá trazer mais segurança na abordagem dos conteúdos e dar oportunidade aos que moram em localidades distantes de terem uma formação.

Novaes mora no município de Tremedal, a 80 quilômetros do campus da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), afirmou que um dos obstáculos para ingressar em um curso de graduação era a distância de onde mora para o campus da universidade. “Poder participar de um curso de alto nível como este, irá beneficiar a nós, professores. Com isto, os estudantes só têm a ganhar, além de ser uma forma de valorizar o ensino público”.

Já Wilson da Silva, professor de História, acredita que a formação acabará com algo que dificulta a atuação do professor, que é lecionar disciplinas fora da sua área de formação.

Ex-prefeito de Caetanos (BA) terá de devolver recursos da educação

|

Resumo do post A Justiça Federal em Vitória da Conquista (BA) acolheu pedido do Ministério Público Federal e condenou o ex-prefeito de Caetanos Valmir Carlos da Rocha por improbidade administrativa. O ex-gestor deixou de prestar contas de mais de R$ 20 mil repassados pelo FNDE, recursos federais, para o município, localizado a 593kKm de Salvador, por meio de um convênio firmado com o Ministério da Educação (MEC) e executado entre os anos de 1998 e 1999.

Resto do post A sentença determina que o ex-prefeito devolva R$ 20,1 mil, devidamente atualizados e com juros de mora de 1% a partir da citação; pague multa civil correspondente a 40 vezes o valor da remuneração que percebia como gestor de Caetanos em 1998, além de suspender seus direitos políticos por quatro anos e de impedi-lo de contratar com o poder público ou dele receber benefício por três anos.

O dinheiro foi encaminhado ao município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para implementação do Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PMDE), cujo objetivo é garantir a manutenção das escolas públicas municipais e municipalizadas com mais de 20 alunos do ensino fundamental.

Mesmo após o fim do prazo do convênio, o ex-gestor não recolheu os valores devidos e omitiu-se do dever de prestação de contas. Por meio de uma tomada de conta especial, o Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregulares as contas do ex-prefeito e o condenou à devolução integral do recurso e ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil.

Na ação de improbidade administrativa proposta em 2006, o MPF ressaltou que a gestão de recursos públicos “não é tarefa de amadores, afinal de contas, é o numerário da coletividade, escasso em países periféricos que está em jogo”.

DEATI registra 1.861 queixas em 9 meses

|

Resumo do post A Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (DEATI) contabilizou entre janeiro e setembro deste ano, 1.861 ocorrências policiais, a maioria registrada por vítimas de ameaça, lesão corporal, estelionato, maus-tratos e apropriação indébita. Os autores desses delitos são, principalmente, integrantes da família do idoso, com os próprios filhos, genros/noras, netos e irmãos, seguidos de vizinhos, interessados no dinheiro da aposentadoria ou outra fonte de renda.

Resto do post Maltratar pessoas com idade igual ou superior a 60 anos é crime previsto no Estatuto do Idoso e a punição pode variar de dois meses a 12 anos de prisão. Dados estatísticos da DEATI revelam que nos últimos nove meses, 291 idosos foram vítimas de ameaças, 135 de lesão corporal, 93 de injúria, 60 de estelionato, 17 de maus tratos e 54 de furtos.

Acesso fácil

Instalada desde junho de 2006, num prédio reformado pela Polícia Civil na Rua do Salete, 19, nos Barris, a DEATI dispõe de acesso fácil ao cidadão idoso. A delegacia também recebe queixas através do telefone 3117-6080 (um total de 204 registradas até 30 de setembro) ou da Central Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-0000).
A unidade funciona em regime de plantão e oferece alojamento para permanência temporária da vítima, em casos de necessidade. A equipe da DEATI, entre delegados, escrivães e agentes, está atenta a qualquer tipo de ocorrência envolvendo o idoso, não só na esfera familiar, como na rua, em bancos, transporte coletivo e outros locais públicos.

Fonte: SSP - BA

Roteiro turístico do Salvador Bus inclui nova rota

|

Resumo do post Além de percorrer as belas praias da cidade, o Centro Histórico, o Dique do Tororó e a Igreja do Bonfim, o ônibus turístico Salvador Bus agora tem em sua rota o Memorial Irmã Dulce. Com isso os turistas que chegarem a Salvador e optarem em passear pelo veículo vão ter essa opção de parada.

A inclusão foi realizada pela Bahiatursa e Secretaria do Turismo e tem como objetivo promover e aumentar o fluxo de turistas ao memorial, através do turismo religioso, principalmente depois que Irmã Dulce se tornou venerável à beatificação. Atualmente o memorial recebe cerca de dois mil visitantes por mês. A expectativa é que esse número chegue, até o final do ano, a 25 mil visitantes.

Camâra discute meia-passagem para alunos de EAD

|

Resumo do post Com o objetivo de discutir a meia-passagem para estudantes de Ensino a Distância (EAD) no transporte coletivo de Salvador, a Câmara Municipal promoveu audiência pública da Comissão de Educação, Cultura Esporte e Lazer. O evento, que foi requerido pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), presidente do colegiado, contou com a participação do presidente da Comissão de Transporte, vereador Jorge Jambeiro (PSDB); do presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Vladimir Meira; do diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Maurício Guimarães e do representante do vereador Henrique Carballal (PT), Alex Emanuel.

Resto do post Para Olívia "o EAD é uma nova porta que se abre e precisa ser visto de uma forma mais positiva, para que dê certo". Na audiência, a vereadora acertou com Jambeiro que eles vão fazer gestões juntos a fim de aprovar o projeto do vereador Carballal, que assegura o direito desses estudantes à meia-passagem. Os vereadores definiram também que vão pedir tribuna popular para os estudantes do EAD.

Os alunos expuseram suas dificuldades e reivindicaram que não há motivo para retirar o benefício dos estudantes que fazem parte do sistema EAD. Eles alegam que são efetivos e também têm que ir a bibliotecas, fazer estágios e, como os outros, vão às faculdades.

Telefônicas são notificadas pela superintendência

|

Resumo do post C inco notificações e quatro autos de infração. Este foi o saldo da operação "Choque de Ordem Fiscal", promovida pela Prefeitura de Salvador. A ação que tem como objetivo identificar empresas em situação irregular fiscalizou empresas do segmento de telefonia.

Durante a manhã de ontem, os fiscais estiveram no Shopping Iguatemi. Das seis lojas, apenas uma estava em situação regular quanto aos alvarás de publicidade e funcionamento. A operação é realizada com a previsão de aplicação de multa, remoção e apreensão das peças publicitárias e, em última instância, cassação do alvará de funcionamento


Resto do post Na quinta-feira (1°), os trabalhos aconteceram nas lotéricas. Dos oito estabelecimentos fiscalizados, cinco não apresentaram alvará de funcionamento e seis não tinham licença de publicidade. A ação resultou em cinco notificações e seis autos de infração.

Curso de adereços de Orixás

|

Resumo do post Com o objetivo de preservar e promover a cultura afro-descendente na cidade de Salvador, a Casa dos Objetos Mágicos em parceria com o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), inscreve até este domingo para o Curso de Adereços para Orixás. O projeto, contemplado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, preyende também desenvolver o engajamento dos jovens por meio de oficinas culturais e pedagógicas para a confecção de artefatos usados nos rituais do Candomblétem.

Resto do post O curso tem a duração de seis meses, a partir do dia 14 deste mês e vai oferecer aulas práticas, palestras e visitas guiadas a locais relacionados às diversas formas de cultos de matriz africanas.

Entre os temas que serão abordados destacam-se a, simbologia da cultura afro, indumentária, materiais, cores e própria confecção de objetos utilizados nos ritos sagrados do candomblé. Trata-se de oferecer uma formação profissional, viabilizando a inserção dos alunos no mercado de trabalho, por meio da comercialização dos objetos que estes aprenderão a manufaturar.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site www.mam.ba.gov.br e enviá-lo para o e-mail educativo@mam.ba.gov.br. A seleção ocorrerá nesta segunda-feira (5), no MAM. Mais informações pelo telefone (71) 3117-6141.

Agricultores familiares recebem beneficios do governo

|

Resumo do post Os 2,5 milhões de agricultores familiares da Bahia agora têm tudo para ‘crescer’. Em uma iniciativa inédita, na manhã de ontem, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, o Governo do Estado da Bahia lançou o primeiro Plano Agrícola e Pecuário do Estado da Bahia 2009/2010 (PAP): o Plano Tamanho Família. O programa tem o objetivo de dotar a agropecuária estadual de políticas públicas estruturantes, fortalecendo o setor e em especial a agricultura familiar. A iniciativa, inédita no Estado, é composta por um pacote de ações que vão beneficiar mais de 662 famílias que vivem na zona rural.

Resto do post O lançamento do plano foi transmitido em videoconferência para 30 municípios onde agricultores familiares, prefeitos, secretários de Agricultura assistiram de colégios estaduais e sedes das Direc. Participaram do evento o governador Jaques Wagner, o secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, o secretário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Adoniran Sanches, o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, 500 agricultores, agentes do poder público e órgãos não-governamentais.

Durante a cerimônia o governador Jaques Wagner lançou quatro cheques simbólicos, porém com valor real. O primeiro no valor de R$ 1 milhão vai pagar 1% da dívida do agricultor familiar para viabilizar a renegociação da dívida do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) A ou B, tornando todo o Estado adimplente e em condições de obter novos financiamentos. O segundo com o valor de R$ 2 milhões para quitação dos juros de 2% ao ano do Mais Alimento, que oferece ao agricultor familiar financiamento de até R$ 100 mil, o que possibilita desde a compra de um facão a um trator, com carência de dois anos e dez anos para quitar.

O terceiro cheque, de R$ 3,36 milhões, destinado ao pagamento das parcelas do governo e de 50% das parcelas das prefeituras e dos agricultores para 70 mil cotas do Seguro Garantia Safra, através do qual o agricultor que perder metade ou mais da safra por causa de questões climáticas recebe o seguro de R$ 600 em quatro parcelas.

Por fim, o quarto cheque no valor de R$ 70 milhões, para aquisição pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) da produção da agricultura familiar.

Segundo o governador, as famílias serão beneficiadas também por meio de convênios realizados com organizações não-governamentais para assistência técnica e extensão rural, que têm como finalidade melhorar e ampliar a produção agrícola familiar. Outra medida adotada é o protocolo de intenções entre o Estado e o Banco do Brasil para o financiamento de mil tratores.

Atenta a tudo o que acontecia, a agricultora de Ilhéus, Valdete Gomes, relatou como o projeto tem ajudado na sua renda. "A agricultura familiar tem me ajudado bastante. Antes a gente plantava, tirava a parte que precisávamos para nos alimentar e, o restante estragava na roça. Hoje, a gente planta, tira a nossa parte, e vendemos 100 quilos, por semana, para a cooperativa que distribui os alimentos nas escolas e creches da cidade. Com essa comercialização por mês eu ganho R$ 200 a R$ 250 e cuido de mim e dos meus filhos".

O secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz anunciou as ações que beneficiarão a população da zona rural, a exemplo da definição de juros zero como bônus adimplência para o agricultor que pagar em dia as parcelas do Pronaf Mais Alimento, a ampliação das cotas do programa Seguro Garantia Safra, passando de 27 para 70 mil, a garantia do agricultor de vender o que produz ao governo federal e a ampliação - a aproximadamente 70 mil famílias - da assistência técnica e extensão rural no Estado.

Greve deixa aposentados sem benefícios

|

Resumo do post Um princípio de tumulto na agência bancária da Caixa Econômica de Brotas marcou o quarto dia útil de paralisação dos bancários, em Salvador. Ao chegar à agência para receberem seus benefícios os aposentados, pensionistas e servidores públicos eram impedidos de ter acesso aos caixas eletrônicos o que gerou revolta nas pessoas.

Resto do post Nervosa, a aposentada Selma Pereira não se conformava em saber que não poderia tirar o seu beneficio na agência de costume e gritava pelos seus direitos. "Eu quero meu dinheiro. Quero meu dinheiro para pagar minhas contas e não conversa fiada. Não quero tirar dinheiro em lotérica. Abra pelo menos a porta para tirarmos na máquina, porque eu tenho este direito". No entanto, apesar dos apelos da aposentada os seguranças permaneciam na frente da agência com as grades fechadas.

A dona-de-casa Julia Bispo que também clamava pela abertura da agência relatou que o seu beneficio do Bolsa Família tinha dado problema e com a greve ela não sabia como resolver. "Eu não trabalho, meu filho está desempregado e meu ‘Bolsa Família’ deu problema. Preciso entrar para corrigir e pegar o meu dinheiro. E agora meu Deus o que vou fazer?".

Apesar dos seguranças se negarem a abrir os portões, os aposentados continuavam em pé na frente da agência como quem esperava um milagre acontecer.

Sem esperanças de ser atendido no banco, o aposentado Eraldo Bispo voltou para casa sem dinheiro, e com a expectativa de conseguir um empréstimo com um colega. "A menina marcou para eu vim hoje retirar meu dinheiro, mas com o banco em greve não vou pegar. Tenho até um dinheiro na caderneta para comprar comida, mas com sorte vou conseguir um empréstimo com meu colega que é dono de bar. Se ele me der o dinheiro faço umas comprinhas e quando o banco voltar a funcionar pago a ele".

Com a finalidade de pagar os benefícios dos aposentados, servidores públicos e pensionistas, a maioria das agências do Bradesco e a agência do Banco do Brasil (BB) em Brotas realizaram ontem pela manhã o auto-atendimento. No BB as filas eram enormes, e o atendimento era feito com a porta que dá acesso a parte interna do banco entre aberta. Mas, ninguém reclamava da demora. Já nas agências do Bradesco o clima era de tranquilidade e nada de filas grandes.

O Sindicato dos Bancários da Bahia relatou que apesar de não estarem permitindo o acesso dos clientes às agências, as pessoas podem receber os seus benefícios através outros estabelecimentos, a exemplo das lotéricas e do Banco Popular.

A greve dos bancos é por tempo indeterminado, mas ainda assim é preciso honrar as contas e pagar em dia boletos e faturas. O assessor técnico do Procon, Alexandre Dorea, explicou que o consumidor só fica isento do pagamento do seu débito em uma única situação. "Com a greve os indivíduos ficam sem poder pagar apenas as contas que o fornecedor só permitir o pagamento na ‘boca’ do caixa de um banco. Nesse caso é preciso ficar ciente de que não poderá ser cobrado nenhum juro do devedor. Mas, se a conta não tiver restrição de local para ser quitada o consumidor deve procurar outras maneiras de fazer o pagamento".

A adesão ao movimento grevista é grande em Salvador e no interior. Segundo dados colhidos pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, até ontem, foram fechadas 334 unidades bancárias no estado, com a paralisação de agências que não tinham aderido à greve, a exemplo das unidades de Itapuã, Comércio, Barra, Avenida Tancredo Neves, Instituto do Cacau, Porto Seco Pirajá e São Pedro.

Motos mataram 50 e deixaram 1.530 feridos este ano

|

Resumo do post O número de acidentes com motos em Salvador, período de janeiro a agosto, registrou um aumento de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram notificados 2.554. A Transalvador contabilizou na tabela de balanço deste ano, 3.334 acidentes, sendo destes 50 óbitos e 2.530 feridos. Para evitar aumento no número de casos, o órgão em parceria com o Sest/Senat, Derba e as secretarias municipal e estadual de saúde iniciou no Sest, localizado na Avenida Manuel Dias da Silva, Pituba, o curso de Capacitação em Educação no Trânsito para Multiplicadores.

Resto do post De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, o curso faz parte da campanha para redução da morbi-mortalidade por acidentes envolvendo motociclistas. “O curso é a primeira etapa do projeto para redução da morbi-mortalidade por acidentes envolvendo motociclistas. Aqui nós vamos educar coordenadores de gestão pública de Salvador e RMS, a fim de que eles se tornem multiplicadores. A segunda etapa vai ser realizada de 5 a 10 de outubro, onde vão ser feitas ações educativas, com distribuição de panfletos e cartazes, nos principais semáforos da cidade”.

Os maiores vilões dos acidentes são as imprudências no trânsito e excesso de velocidade seguido de uso de celular. No entanto no caso dos motociclistas ainda tem o fator: falta de uso do capacete. “Os motociclistas não usam capacetes e com isso intensifica os acidentes com sequelas graves, isso quando não levam a morte”, observou Mirian Bastos.

Um estudo britânico realizado no ano passado comprovou que 5% dos pedestres atingidos por um veículo a 37km/h morrem, e 65% sofrem lesões. O instrutor de Educação para o Trânsito da Getud, Cleber Motta, alertou que para os acidentes deixarem de acontecer é necessário conscientizar os instrutores da importância de respeitar a legislação. “Se o instrutor respeitar as leis de trânsito ele vai ser um exemplo ao seu aluno e futuro condutor”.

Cleber ressaltou ainda, que para um trânsito melhor as pessoas precisam começar a mudar o seu comportamento. “O trânsito é que nem um dominó colocado de pé, quando você mexe em uma peça ele cai. Então com a modificação no comportamento das pessoas os acidentes vão diminuir”.

A legalização da profissão de mototaxistas está prestes a ser sancionada. Com essa possibilidade a diretora do Sest/Senat não esconde a sua preocupação com os condutores e os usuários deste transportes. “Sempre tive receio de esta liberação acontecer. Mas, se acontecer o principal é estes condutores terem uma qualificação de qualidade, e respeitarem as leis de trânsito. Nossa preocupação fica voltada para os mototaxistas por que eles vão trabalhar transportando pessoas, e qualquer acidente que vier acontecer vai ser com duas pessoas”.

O motoboy Henrique Araújo, 25 anos afirmou que antes da legalização acontecer é necessário educar os condutores para o trânsito, principalmente os de motos. “Passo 13h do meu dia sentado em uma moto fazendo entregas. Trabalho em dois lugares. Dá para sobreviver, mas tem muita gente irresponsável no trânsito, sem noção do perigo. Hoje, devido às irregularidades de alguns colegas nós motoboys perdemos muito valor”, reclamou. Henrique afirmou ser um motorista prudente. “Tirei a habilitação, respeito o outro condutor, as leis de trânsito e fico sempre atento”. O que é fundamental para uma direção defensiva.

O curso que faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito e vai acontecer até o fim deste ano. “Para participar do curso é necessário fazer uma inscrição através do numero 3272-0607. Além do aluno não precisar pagar nada, nós damos o material para estudo”, relatou Mirian Bastos.

Bancos particulares esvaziam a greve dos bancários

|

Resumo do post Apesar da greve nacional deflagrada pelos bancários, alguns bancos particulares da cidade continuam a atender a população. Segundo apurou a equipe de reportagem da Tribuna da Bahia, a greve não estaria afetando o atendimento nas agências do Bradesco na Joana Angélica e no Shopping Lapa, e do Itaú na Liberdade. O Sindicato dos Bancários da Bahia informou que na cidade estão funcionando 10% das agências da Caixa Econômica, 5% do Banco do Brasil e 60% dos bancos privados.

Resto do post Ontem pela manhã, quem ia às poucas agências abertas nem reclamava do limite de 15 minutos para o atendimento, pois os locais estavam com filas enormes e algumas funcionavam com o efetivo reduzido. Devido o funcionamento da agência do Bradesco, os aposentados conseguiram receber o seu beneficio. Vilma Bonfim chegou cedo a agência e agradeceu ‘aos céus’ pelo local está prestando atendimento. “Graças a Deus está agência está funcionando. Aqui a única coisa que aconteceu foi demorar a iniciar o atendimento. Se eu não tirasse este dinheiro hoje não saberia o que fazer, pois tenho que pagar minhas contas, e comprar comida e remédios”.

Porém, nem todos tiveram a mesma sorte da aposentada. Na agência da Caixa Econômica nas Mercês, vários pensionistas e aposentados que chegavam ao local eram ‘barrados’ na porta, e não tinham acesso nem aos caixas eletrônicos. O aposentado Rômulo Silva de 72 anos ficou revoltado com a situação. “Tudo bem que eles têm que fazer greve para conseguir algum avanço, mas não precisa atrapalhar tanto a vida da gente. Ontem fui à agência do Comércio e foi à mesma coisa, tinha um monte de homens na frente do banco e nem me deixaram entrar”.

Em concordância com o aposentado, Alberto Montanha fez questão de expor sua opinião. “Todos tem o direito de fazer greve, mas nem os 10% estão trabalhando. Eu prefiro esses 10% lotado mais funcionando que uma totalidade parada. Revisem seus conceitos de greve”.
O diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários relatou que é necessário manter as portas das agências fechadas, e que existem outras formas das pessoas poderem ser atendidos. “Na maioria das agências nós não fazemos o auto-atendimento porque quando a gente faz o pagamento quebra a nossa greve. Então, nós mantemos as portas fechadas e não disponibilizamos o beneficio através da agência. Além disso, atualmente têm vários recursos para a população, a exemplo de caixas eletrônicos disponíveis em todos os lugares, financeiras, portais e as loterias”.

Enquanto os bancários estão de braços cruzados, os proprietários de casas lotéricas festejam. No estabelecimento “Loteria Santa Cruz” a procura pelos serviços bancários aumentou, segundo o seu proprietário Gilson Lemos Brito. “Esta greve está sendo ruim para uns e bom para outros. Para mim ela deveria ser completa, deveria incluir as lotéricas para ter uma mobilização maior. Mas, já que os bancários não pensam nisso, para mim está bom. Aqui o movimento no fim do mês normalmente cai, mas com essa greve o movimento está bom a partir das 8h já tem aposentado aqui na porta. Eu quero mais é que a greve continue”, observou.

O empresário ainda dedicou uma música em agradecimento a greve da Caixa econômica. “Como a própria propaganda da Caixa diz: Caixa ‘Você não vale nada mais eu gosto de você’”.

Cresce disputa bancária no setor imobiliário

|

Resumo do post A expansão do mercado imobiliário está levando a uma disputa mais acirrada entre bancos privados no segmento. Enquanto a Caixa Econômica Federal ainda detém cerca de 70% do mercado, as instituições privadas estão ensaiando uma atuação mais agressiva para aproveitar oportunidades abertas no setor.

Resto do post O mercado imobiliário tem perspectiva de crescimento generalizado, desde o segmento de padrão econômico e supereconômico, impulsionado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, até o padrão mais alto, que também tem demanda crescente, avalia o presidente do Secovi-SP (sindicato da habitação), João Crestana. Segundo ele, o déficit habitacional hoje no Brasil é de 8 milhões de residências.

É nesse contexto que as instituições privadas buscam uma participação maior.

O HSBC, por exemplo, que hoje tem de 5% a 6% de sua carteira de crédito voltada para o setor imobiliário, está investindo nessa divisão para expandir a sua participação no setor.

De acordo com o superintendente-executivo de crédito imobiliário e consórcio do HSBC, Antonio Paulo Barbosa, o banco quer passar de 2% para 6% de participação de mercado no setor imobiliário brasileiro nos próximos cinco anos. “Vimos que essa é uma área estratégica para o nosso crescimento no Brasil”, disse Barbosa ontem no primeiro dia do Salão Imobiliário São Paulo. Ele reconhece a dificuldade de competir com a Caixa Econômica Federal, que já tem mais experiência no mercado e consegue oferecer juros mais baixos nessa área.

“Ainda não temos as menores taxas de juros, mas conseguiremos chegar perto dos preços dos bancos oficiais. De qualquer maneira, nosso grande diferencial será no atendimento. Vamos oferecer maior rapidez na liberação de recursos. É para isso que estamos investindo”, afirmou Barbosa.

O HSBC hoje trabalha com juros de 9% a 11% mais TR, dependendo do valor do imóvel.

Bradesco se une ao Secovi
O Bradesco também quer ampliar sua carteira de crédito imobiliário, hoje em R$ 10,4 bilhões -cerca de 5% do total-, disse ontem o presidente do banco, Luiz Carlos Trabuco. Ontem, o banco assinou um acordo com as empresas associadas ao Secovi que deve resultar na liberação de R$ 1 bilhão em financiamento imobiliário nos próximos cinco anos.

“Precisamos aproveitar as oportunidades nessa área. Para isso, desburocratizamos o acesso ao financiamento, com a redução de 15 procedimentos”, afirmou o executivo. O Bradesco entrou no Salão Imobiliário São Paulo com oferta de juros que variam de 7,8% a 11,5%, dependendo do valor do imóvel, e financiamento em até 30 anos.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil também estão com política mais agressiva para conquistar clientes.

A Caixa, que opera o programa Minha Casa, Minha Vida, oferece juros que variam de 4,5% a 11,5%, dependendo do valor do imóvel. “Temos expertise nesse setor, e taxas mais competitivas”, disse Nedio Rosselli Filho, gerente regional de construção civil da Caixa.

No mercado imobiliário desde 2007, o Banco do Brasil quer encerrar este ano com carteira de crédito de R$ 1 bilhão. “Estamos com planos especiais de financiamento, que incluem seis meses de carência e 90% do imóvel financiado”, disse André Renato Fortino, superintendente negocial do Banco do Brasil.

O Salão Imobiliário São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, segue até hoje.

MPF quer proibição de venda de águas gaseificadas

|

Resumo do post No que depender no Ministério Público Federal (MPF), a ‘era’ de Aquarius Fresh e a ‘refrescância’ de H2OH! estão com a ‘sede’ de mercado sob ameaça. O órgão entrou com ação civil pública na 1ª Vara da Seção Judiciária pedindo a proibição da comercialização das bebidas. Segundo a ação, as duas marcas são refrigerantes de baixa caloria, mas seus nomes fazem referência à água, podendo, dessa forma induzir o consumidor a erro e prejudicar sua liberdade de escolha, ainda que os rótulos dos produtos informem que os produtos são “refrigerantes de baixa caloria”. Caso o pedido seja aceito pela Justiça, a decisão valerá para todo o país.

Resto do post O MPF também alega que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) não poderia ter autorizado o registro das marcas porque ambas estaria ferindo a Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/1996), qual proíbe sinal que induza à falsa indicação do produto quanto à origem, procedência, natureza, qualidade ou utilidade do produto ou serviço a que a marca se destina. Por isso, a ação pede a anulação dos registros das marcas no INPI.

Para evitar que a bebida não seja tirada de vez do mercado, o Ministério sugere que haja um ‘leve toque’ nas informações das marcas dos produtos, para que elas reflitam efetivamente as características das bebidas.

Em Salvador, onde a temperatura é elevada - na maior parte do ano -, a bebida também é consumida e motivou a equipe de reportagem da Tribuna da Bahia a ir às ruas saber a opinião dos soteropolitanos sobre a decisão do Ministério.

Para o comerciante Carlos José do Carmo, a decisão é desnecessária, pois mesmo com o consumo da bebida gaseificada as pessoas sabem que devem beber água. “Amo a bebida H2OH. Ela é boa tem bastante, vitamina B e tem as vitaminas das frutas. Mas, nada substitui a água diária na nutrição do nosso corpo e, nós sabemos disso. Então, acredito que a decisão é desnecessária, até mesmo porque no rótulo da bebida já vem dizendo que é refrigerante de caloria quase zero”.

A universitária Daniela Santos ao saber da decisão do Ministério fez questão de demonstrar a sua opinião. “Isso é um absurdo. Só porque não tem um nome maior no rótulo de uma garrafa o Ministério quer retirar a bebida que gosto do mercado? Fala sério!. E sabe do que mais? Eles deveriam procurar o que fazer ao invés de quererem tirar esta água do mercado”.

“Eu bebo essas águas porque ajudam na minha digestão. Para mim foi a melhor coisa criada, não sei por que essa decisão do Ministério agora. A bebida é praticamente a mesma coisa de água com gás, sendo a única diferença o sabor”, relatou a técnica de enfermagem Amélia Ferreira.

Mas, nem todos estão contra a decisão do MPF. O consultor de seguros, Sandro Cavalcante é um dos favoráveis à ação. “Eu detesto a bebida; parece efervescente. Já me senti enganado, pois outro dia tentei comprar uma água no camelô e ele me vendeu a bebida como água. Estou a favor do Ministério Público”.

Primavera chega com aspectos de verão

|

Resumo do post Os passarinhos cantam, os campos todos são verde esperança, nos troncos de árvore rebentos novos. A natureza dá as pistas: a primavera já começou. A estação das flores teve seu inicio ontem, e em Salvador a estação chegou com temperatura elevada. “Devido a nossa localização próxima a Linha do Equador, a estação vai ter aspectos de verão. Ao longo da estação acreditamos que vamos ter temperatura máxima de 33° C. No entanto, também vamos ter algumas chuvas insignificantes, com pouca intensidade, que vão acontecer uma vez ou outra pela manhã”, relatou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudia Valeria.

Resto do post Com o dia ensolarado, os baianos aproveitaram as características da estação das flores para se divertir e praticar exercícios físicos. Nas praias da cidade, desde as 8h, o fluxo de soteropolitanos e turistas era intenso. Com a cadeira e o sombreiro debaixo do braço, a professora Carla Santos, chegou cedo à praia do Porto da Barra a fim de garantir o seu lugar na areia. “Minha filha, eu venho cedo para garantir o meu lugarzinho aqui. Todo dia pela manhã me arrumo, pego meu carro estaciono ali em frente ao restaurante do meu marido. Entro no restaurante pego minha cadeira e o meu sombreiro, e venho logo para cá garantir o meu lugar. Costumo ficar aqui até às 10h porque à tarde dou aula em uma escola”.

No Dique o movimento de pessoas praticando exercício foi maior do que o habitual. Muitos baianos foram ao local garantir o corpo perfeito para o verão. A contabilista Marilene Santana foi uma destas. “Estou um pouco acima do peso, então estou aproveitando o tempo para fazer uma caminhada aqui no Dique, e depois ir caminhando até o meu trabalho na Avenida Sete. Tenho que perder uns quilinhos antes do verão”.

Além de propiciar atividades físicas o inicio da primavera traz visitantes inusitados à cidade. São as baleias jubarte (Megaptera novaeangliae), que entre os meses de setembro e novembro, visitam a costa baiana. Segundo a meteorologista do Instituto de Gestão das Águas e do Clima (Ingá), Mery Merfrancis este fenômeno acontece por causa da primavera que propicia uma temperatura ideal para a reprodução tanto das plantas quanto dos animais.

Na Bahia, os melhores lugares para se observar as baleias são a Praia do Forte, cerca de 80 quilômetros distantes da capital, Morro de São Paulo, vilarejo da ilha de Tinharé, 60 quilômetros ao sul de Salvador, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado a aproximadamente 70 quilômetros da costa do extremo sul da Bahia, e Itacaré, município às margens do Rio de Contas, também no sul do estado.

Agentes de trânsito debatem melhorias para o trânsito

|

Resumo do post Cerca de 1.100 profissionais que atuam na formação de condutores e educadores de trânsito participaram do II Congresso Brasileiro de Centros de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito, no Fiesta Convention Center, Itaigara. O reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, anunciou a criação do curso tecnólogo com gestão em Transporte e Trânsito, previsto para começar em março com 45 vagas que serão preenchidas via prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em seguida, foram discutidas melhorias para o trânsito da cidade e consequente a redução dos acidentes.

Resto do post O congresso, que este ano tem como tema “Quais são os caminhos para um trânsito melhor e mais cidadão?” é uma das ações do projeto do Sebrae Bahia de Centro de Formação de Condutores de Qualidade - CFC de Qualidade que completa um ano. “Este projeto teve inicio em abril de 2008 e vai até março de 2010 e encontra-se na sua terceira fase. Ele prevê ações positivas, a exemplo do acréscimo em 15% da lucratividade das empresas beneficiadas, o aumento do número de empregos formais nas empresas beneficiadas em 10%, e reduzir pelo menos 10% no índice de acidentes de trânsito nas vias públicas das regiões metropolitanas Salvador e Feira de Santana”, explicou a gestora do projeto CFC Qualidade, Maria Aparecida Monteiro.

O coordenador da Carteira de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, Adriano Câmera, afirmou que o projeto CFC Qualidade da Bahia é inovador no país. Segundo ele, além de definir ações para ajudar a aumentar a competitividade das pequenas empresas de auto-escolas, o projeto tem uma função social porque o trânsito é um dos maiores flagelos do Brasil, matando cerca de 50 mil pessoas por ano. “A imperícia e a imprudência são os principais motivos causadores dos acidentes de trânsito. Por isso temos a necessidade de formar bons profissionais que possam treinar melhor os futuros motoristas", ressaltou Adriano.

Segundo o especialista em medicina de Tráfego e membro da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Fernando Moreira, por ano, no país morre 37 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito e 500 ficam feridos. Destes, 100 mil ficam com sequelas.

Uma das revelações do evento foi à divulgação da implantação da Biometria Digital nos Centros de Formação de Condutores da Bahia. Segundo o presidente do Sindicato das Auto-Escolas e Centros de formação de Condutores do Estado da Bahia (Sindauto – Ba), Abelardo filho, o aparelho vai facilitar a vida do condutor. “Um novo sistema de identificação digital que vai acompanhar a freqüência dos futuros condutores de veículos nas aulas práticas e teóricas. O sistema de identificação digital não é um mero instrumento de fiscalização e nem uma exigência do Detran, mas é um sistema que está sendo implantado ouvindo os diversos parceiros como o Sindauto e o Sebrae. O Detran quer apenas a ética nas empresas e que o cidadão olhe com mais respeito a nossa atividade de avaliar o candidato. Ainda com este mecanismo, renovar ou mudar a categoria de sua carteira de habilitação (CNH) vai ficar mais fácil e o condutor não vai mais encontrar o ‘jeitinho’ para ter sua carteira de habilitação”, explicou.

Ainda segundo Abelardo, a biometria será implantada a partir de novembro, inicialmente, no município de Alagoinhas, devendo chegar a capital baiana ainda este ano. “Com base nos resultados alcançados no projeto piloto vamos avaliar a viabilidade do sistema, que visa à otimização dos processos”, observa. A iniciativa deverá ser implantada gradativamente em todos os 256 CFC’s do estado, até março de 2010, de acordo com o cronograma de instalação do projeto presente na portaria nº 1468, do Detran.

O presidente do Feneauto do Ceará, Francisco Clayton Batista fez questão de relatar as mudanças ocorridas no seu estado com a implantação da biometria digital. “Todo este aparato digital permite que a validação da frequência nas aulas preparatórias dos CFC’s aconteça de forma online com o sistema do Detran. Na prática significa dizer que no inicio, intervalo e fim de cada aula teórica ou prática tem cruzamento das impressões e imagens digitais capturadas e armazenadas pelo aparelho. Lá 100% da região metropolitana e nos pólos, a exemplo de Juazeiro do Norte e Sobral já possui a biometria, e hoje as auto-escolas já tem mais de 30% de redução nos gastos. O condutor agora tem a garantia de ter os seus 55 minutos de aula”, relatou.

Além do anúncio da implantação da biometria digital, no evento foi discutida a regulamentação das profissões de motoboy, mototaxista e motofrete no país, por determinação do presidente, Luis Inácio Lula da Silva. Para Abelardo Filho antes de acontecer a regulamentação da lei os usuários de motocicletas devem passar por uma preparação. “Além de retirar esses trabalhadores da ilegalidade, as novas regras permitirão que os usuários de motocicleta possam trafegar com segurança, mas para isso é importante educação no trânsito, e orientar essas pessoas”, observou.

De acordo com estimativas do Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado (Sindmoto – BA), atualmente no estado existem cerca de dois mil mototaxistas e 4,5 mil motoboys em atividade. A maior demanda por habilitação para moto está no interior do estado. “Esse crescimento contínuo no número de motocicletas no trânsito requer um melhor ordenamento das condições de tráfego, para que todos possam usufruir o direito de ir e vir”, explicou Adelardo filho.

De acordo com Paulo Manso Cabral o apoio do Sebrae no setor de formação de condutores ajuda toda a sociedade. “O projeto é uma contribuição do Sebrae para a melhoria das empresas de auto-escola e muito mais para a melhoria da qualidade de vida da cidade”, ressalta.

O superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), Matheus Moura, ressaltou a importância do II Congresso Brasileiro de Centros de Formação de Condutores e Educação para a população baiana. “Um bom trânsito depende de educação e mais solidariedade. Para você conseguir estas ações básicas é necessário capacitar o instrutor, pois trabalhando com um profissional capacitado você vai ter como beneficio a redução no número de acidentes”. O evento ainda contou com a presença do diretor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – BA), Mario Blanco, e o diretor da Sebrae, Paulo Manso Cabral.

Camas e cabines de bronzeamento artificial estão sob ameaça Anvisa quer fechar

|

Resumo do post Preocupada com o índice de câncer de pele causados por bronzeamento artificial, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu neste mês uma consulta pública que pode resultar na proibição do uso estético desse equipamento, e também do comércio, aluguel, doação e importação. A posição está baseada em um estudo realizado pela Agência Internacional de Pesquisas do Câncer (IARC, na sigla em inglês), onde o resultado demonstrou que o bronzeamento artificial tem efeitos nocivos à saúde. A Agência Internacional incluiu desde julho as câmaras de bronzeamento na lista de fatores comprovadamente causadores de câncer.

Resto do post No entanto, a proibição proposta pela Anvisa não se aplica aos equipamentos com emissão de radiação ultravioleta destinados a terapias médicas, como por exemplo, no tratamento de doenças como psoríase e vitiligo. A Agência ainda estabeleceu o período de um mês, até 31 de setembro, para profissionais de saúde, população e fabricantes opinar sobre a medida de proibição.
As camas de bronzeamento artificial possuem uma estrutura toda em acrílico transparente por onde passam as luzes vindas de diversas lâmpadas. Essas lâmpadas são divididas em alta, mista e de baixa intensidade, e geram 98% de luz ultravioleta A e 2% de ultravioleta B.

“Os efeitos dos raios ultravioletas A, naturais ou artificiais, não são visíveis imediatamente, porém, os danos da irradiação vão se acumulando e podem mostrar os sinais depois de 10 anos ou mais. Por exemplo, crianças que foram expostas ao sol no seu estagio mais forte, 8h às 18h, tem chances maiores de desenvolverem uma doença de pele quando adulta”, explicou a esteticista e presidente da Associação Baiana de Profissionais de Estética (Asbape-BA), Dadi Damasceno.

A esteticista relatou ainda, que não utiliza o bronzeamento artificial justamente por ele poder provocar câncer. “Eu não uso e nem indico o uso do bronzeamento artificial, porque as luzes das câmeras de bronzeamento emitem raios que funcionam da mesma forma do sol, e a exposição a esses raios desencadeia vários malefícios a saúde das pessoas, como casos de câncer de pele, e o envelhecimento cutâneo da pele”.

A favor da explicação da esteticista está o resultado da pesquisa da IARC. O estudo revelou que as pessoas ao iniciar o uso dos equipamentos de bronzeamento artificial antes dos 30 anos, tem até 75% de chances de ter melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. A Anvisa possui desde 2002, quando se intensificou o uso estético das câmaras de bronzeamento no Brasil, um regulamento que veda o uso desses equipamentos por menores de 18 anos.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2008 tenham ocorrido aproximadamente 126 mil casos de câncer de pele no país, o que demandou investimentos da ordem de R$ 24 milhões do Ministério da Saúde para assegurar o tratamento dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre os cânceres de pele, o melanoma é um dos tipos que apresenta maior letalidade. Apenas no ano passado foram registrados cerca de seis mil casos no Brasil. A Organização Mundial de Saúde estima que anualmente ocorram cerca de 130 mil casos novos de melanoma no mundo.

Sinais precoces
Crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
Uma “pinta” preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho;
Uma “mancha” ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Como prevenir
Examinando a pele regularmente e reconhecendo os sinais precoces de tumor.
Protegendo-se dos raios solares através do uso de roupas e/ou filtros solares adequados. Lembrando sempre que a radiação solar é mais intensa entre 10 horas da manhã e 3 horas da tarde.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) não aconselha o uso do bronzeamento artificial.
O importante com relação ao câncer da pele é que é possível preveni-lo e curá-lo quando diagnosticado precocemente.

Agente de trânsito pode ter graduação

|

Resumo do post O dia deles não é fácil. Escutam xingamentos, são desacatados, vivem mais no trabalho do que em casa, e às vezes ainda sofrem agressão física. Considerado os promotores da Humanização no Trânsito, os agentes de trânsito de Salvador tiveram o seu trabalho reconhecido sexta - feira, (18), pela manhã em sessão especial no plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador. A cerimônia aconteceu para festejar o Dia Municipal dos Agentes de Trânsito. Durante o evento, os profissionais receberam um prêmio especial: a possibilidade de ter uma graduação através do curso tecnólogo de Gestão em Trânsito e Transporte.

Resto do post “O curso tecnólogo é um projeto da Transalvador em parceria com o Sebrae e a Ufba. A realização deste curso é como uma vitória, pois há 10 anos que nós tentamos essa formação como parte de política para o trânsito. Para os funcionários é como um reconhecimento. Digo isso porque cerca de 50% do efetivo se inscreveram a fim de realizar a prova e fazer parte da primeira turma do curso. Como somos um órgão público a seleção vai ser através do Enem, e os estudantes vão cursar dois anos e meio.”, explicou a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos.

O chefe do setor de orçamento da agência de sinalização e agente de fiscalização, Luis Cláudio Sodré explicou a importância do trabalho do agente de trânsito. “Nós somos pessoas discretas, modestas, mas que temos um trabalho vital: o de garantir que todos tenham o seu direito de ir e vim respeitado. Ser agente de trânsito para nós hoje é mais do que uma vitória, porque com a Transalvador conseguimos realizar uma união nas equipes. É muito gratificante ser lembrado pela Câmara, até mesmo porque foi aqui que o prefeito João Henrique assinou o decreto de Lei nº 6.953/06 que deu ao vigia de trânsito autoridade”.

Para o Superintendente Executivo da Transalvador, Matheus Moura o trabalho dos agentes de trânsito é o mais nobre que existe. “Jesus Cristo nos ensinou que é necessário servir, e todos nos agentes realizamos essa ação nobre de servidão ao próximo. Não há nada melhor para a nossa consciência do que saber fazer bem aos outros, e nós fazemos a nossa servindo a comunidade, aos cidadãos”.

A sessão foi requerida pelo vereador Jorge Jambeiro que presidiu o evento em parceria com Sildevan Nóbrega. “Mesmo com caminhadas festivas, carreatas de protestos e até procissões religiosas, os agentes garantem a mobilidade urbana e são fundamentais para o bom funcionamento do trânsito na cidade, assegurando o cumprimento da legislação por meio da fiscalização e orientação aos motoristas. Por isso é importante homenageá-los neste dia”, afirmou Jambeiro.

Além da divulgação do curso, seis agentes foram homenageados com placas de Agentes Destaques, e com bicicletas - que foram entregues na sede da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). Os premiados foram escolhidos através de eleições realizadas entre os agentes na Transalvador.

Ampliação do aeroporto ameaça 80% do Abaeté

|

Resumo do post A implantação do terminal de carga e consequente construção de uma nova pista no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães depende apenas de licença ambiental para ser iniciada. No entanto, o impasse sobre a sua construção continua. Representantes da Universidade Livre das Dunas e Restingas do Abaeté (Unidunas), órgãos governamentais e não governamentais, a exemplo do IMA, Ingá, Ibama, SMA e Sedham se reuniram no plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, ontem pela manhã, para discutir os impactos do projeto de ampliação do aeroporto. A edificação é fonte de polêmica porque prevê a utilização de cerca de 80% da Área de Preservação Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté.

Resto do post O presidente da Unidunas, Jorge Santana, relatou que o projeto deve ser revisto para não desmatar as únicas dunas que ainda resta na cidade. “O projeto deve ser revisto, pois destrói os mananciais e o Parque das Dunas. Sinceramente não entendo. O prefeito João Henrique nos brinda com o Parque das Dunas, e o governo quer destruir. Não sou contra ampliação do aeroporto, pois realmente é necessária, mas não concordo com o projeto. Se os órgãos responsáveis quiserem conversar com a gente podemos ver uma solução para esta situação, mas eles vêm com um projeto querendo ‘empurrar’ na nossa ‘goela’ abaixo, não aceito”.

A iniciativa da sessão especial para discutir os impactos da ampliação do aeroporto, foi do vereador Sandoval Guimarães, líder do governo na Câmara Municipal. “Necessitamos avaliar o risco beneficio da execução do projeto, pois uma coisa que posso afirmar é que uma vez feito o estrago difícil será a sua recuperação. Com isso não quero dizer, nem contrapor a melhoria das condições de transporte aéreo para Salvador. Só não posso aceitar que seja feito de forma ‘atabalhoada’, sem os estudos do impacto ambiental que a obra esta por exigir. Por que não se buscar outras opções para solucionar o impasse? Por que não aceitar a hipótese de se construir outro aeroporto em município vizinho ou alterar o projeto, de forma que a área que se quer atingir seja preservada?”.

Para o Superintendente do Meio Ambiente de Salvador, Luiz Antunes Nery, não existe a necessidade de destruir o meio ambiente para a construção de um terminal de carga. “É fundamental discutir o seguinte: Vai ter a outra pista ou não? Precisa ou não? Porque se vai ser uma pista predominantemente de carga, qualquer pessoa em seu estado óbvio sabe que ela não precisa ser construída ali. Não apoio à destruição do meio ambiente, apenas, para a criação de uma pista de carga”.

Atenta as propostas e discussões levantadas pelos presentes na sessão, a coordenadora do Meio Ambiente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária em Salvador (Infraero) Tânia Cristina Farias, explicou que o órgão não tem interesse em realizar nenhum crime ambiental. “Como previsto na legislação ambiental, a atividade aeroportuária requer estudos de impacto ambiental. A Infraero pretende trabalhar de forma sustentável, de acordo com os princípios ambientais. Desde 1984 aquele espaço está destinado para a futura ampliação do aeroporto, mas nós em nenhum momento temos a ideia de destruição do meio ambiente. Além disso, o que temos em mãos é apenas uma proposta de projeto”.

Atualmente, a empresa aguarda o parecer do Instituto do Meio Ambiente (IMA) sobre a licença de localização para ampliação do aeroporto. Somente após a definição do termo de referência, contendo as diretrizes do IMA para o projeto, a Infraero tomará as providências cabíveis. “O estudo de impacto ambiental vai definir a viabilidade ou não. Não pode haver projeto sem sinalização de viabilidade ambiental”, reforçou Tânia.

O Parque de Dunas do Abaeté se estende entre Itapuã e a Praia do Flamengo, e é o maior sistema de dunas - com uma área de 6 milhões de metros quadrados -, preservadas em áreas urbanas do país. Como faz fronteira com o aeroporto, representa a única possibilidade de local para sua ampliação. O Parque, entretanto, é de preservação ambiental há 22 anos: em 22 de setembro de 1987 foi editado o Decreto Estadual 351, que criou a APA Lagoas e Dunas do Abaeté. Em dezembro de 2007, reforçando a necessidade de preservar o ecossistema, o prefeito João Henrique assinou um decreto municipal de utilidade pública criando naquela área o Parque Ambiental das Dunas.

Gripe A já matou quatro pessoas na Bahia

|

Resumo do post Segundo dados da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 24 de abril a 16 de setembro deste ano, foram considerados como suspeitos 813 casos da doença, sendo que 148 foram confirmados, 192 descartados e outros 473 estão sob investigação.
As mortes provocadas pela nova gripe ocorreram em Salvador, Guanambi, Urandi e Caculé. Duas outras pessoas morreram por conta da gripe normal. As ocorrências foram registradas em Caculé e Urandi.

Resto do post A idade média das pessoas infectadas pela gripe suína foi de 22 anos, variando de nove meses a 77 anos. A maioria dos casos confirmados, 74,3% é de residentes em Salvador (110). Os outros foram registrados nas cidades de Lauro de Freitas (7), Cachoeira (3), Iuiú (3) Feira de Santana (10), Ilhéus (2) e Porto Seguro (2), Guanambi (2), Vitória da Conquista (2) e Camaçari, São Desidério, Itabuna e Teixeira de Freitas (um em cada cidade).
Os casos confirmados também incluem um residente de Maceió (Alagoas), um de Ribeirão Preto (São Paulo) e outro de Montevidéu (Uruguai).
A Argentina foi o possível local de contaminação para 31,1% (46 casos), seguido pelo Chile (9), Estados Unidos (4), Paraguai (2), Uruguai (1) e outros em viagens dentro do Brasil (14).

Dengue Preocupa

Segundo o último boletim divulgado pela Sesab, os casos registrados entre os dias 1º de janeiro e 22 de agosto, praticamente triplicou, se comparado o número de casos ao do mesmo período de 2008. Segundo a Secretaria de Saúde, a dengue está presente em 402 dos 417 municípios da Bahia, mas os municípios de Itabuna, Jequié, Salvador, Feira de Santana, Irecê e Ilhéus concentram 41% dos casos. Quanto às formas mais graves da doença, a Sesab registrou 1.028 casos em 120 municípios baianos, entre os quais houve 60 mortes confirmadas.

Com a finalidade de combater os focos do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Zoonozes (CCZ) realiza mais um mutirão de combate a dengue. Hoje, os agentes do CCZ e da Limpurb saem às 8h do Fim de Linha do Arenoso, e inspecionar e tratar onze ruas da área - Rua Direta do Arenoso; Rua Lagoa da Pedra; Rua Itajá; Rua Equador; Rua Barcelona; Rua Baia Famosa; Rua da Ladeira; Rua da Praça; Rua Jaçanã; Rua do Ponto; Rua Alexandria.

O mutirão que só no primeiro semestre deste ano já realizou 20 faxinaços na cidade, ainda vai passar por nove bairros, a exemplo de Tancredo Neves, Canabrava, Jd. das Margaridas, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Mata Escura, Curuzu e Fazenda Coutos. De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da SMS, Eliaci Costa, a programação foi elaborada para atender tanto os locais que apresentaram alto índice de infestação quanto aqueles de índice baixo. "Vamos até as áreas que estão com índice abaixo de 1% para evitar um aumento de focos do mosquito nesses locais", informou.

Para realizarem as atividades diárias de combate às endemias os agentes visitam os bairros, de casa em casa, em busca de possíveis focos do mosquito, e orientam os moradores sobre as medidas para evitar a proliferação da dengue. "Porém, é importante lembrar que o trabalho dos agentes também depende da ajuda da populaçã, pois eles devem entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e cobertos, manter sempre bem tampados tanques, tonéis, barris e caixas d'água, guardar garrafas com as bocas sempre viradas para baixo, jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, encher com areia até a borda os pratos de plantas e lavar pelo menos uma vez por semana tanques, caixas d'água e piscinas", relatou Eliaci Costa.

Morte súbita tem causa genética

|

Resumo do post A causa mais comum de morte súbita cardíaca nos jovens, a Síndrome do QT Longo Congênito ou cardiomiopatia hipertrófica, é hereditária e tem controle. Durante o 64º Congresso Brasileiro de Cardiologia, ontem, no Centro de Convenções, foi revelado que o Instituto Nacional de Cardiologia do Ministério da Saúde conseguiu, pela primeira vez no Brasil, identificar uma mutação genética da Síndrome do QT Longo Congênito, uma das causas de morte súbita em crianças e jovens.

Resto do post O cardiologista e especialista em doenças cardiomiopatia Fernando Eugênio dos Santos, explicou como a identificação desta mutação pode ajudar a população brasileira. “É possível identificar essa mutação não só em pessoas que têm o diagnóstico, mas também em familiares, porque se trata de uma doença transmitida geneticamente. Com a identificação dessa mutação e a realização de um diagnóstico preventivo nos familiares das pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, os médicos vão poder diminuir o efeito das mutações com medicamentos específicos. No entanto, é importante lembrar que está doença ainda não tem cura”.

A síndrome QT Longo é um tipo de arritmia cardíaca caracterizado por alterações típicas do perfil electrocardiográfico. De acordo com especialistas, esta síndrome pode ser causada por uma de cinco anomalias genéticas observadas em aproximadamente uma em cada 10 mil pessoas, e é responsável no ano por cerca de 4.000 mortes em pessoas menores de 20 anos.

O cardiologista Fernando explicou durante a sua palestra, Morte súbita infanto-juvenil, a necessidade das pessoas realizarem o exame para identificar se possuem enfermidades cardiovasculares congênitas. “É preciso realizar o exame que identifica se a pessoa tem problemas cardiovasculares, porque quanto mais cedo iniciar o tratamento melhor. Se uma pessoa tem o histórico na família de um parente que morreu de complicações de doenças cardiovasculares, ela deve procurar um centro de saúde e realizar um eletrocardiograma”.

A síndrome QT Longo é uma enfermidade que têm acometido, principalmente, esportistas e atletas. Segundo o médico cardiologista da Federação Internacional de Esporte (FIFA), Nabil Ghorayeb, estima-se que 2,5% de 100 mil jovens atletas morrem por doenças cardiovasculares, enquanto 0,9% de 100 mil indivíduos que não praticam atividades físicas morrem da enfermidade.

“Sempre vemos notícias veiculadas pela mídia de Morte Súbita envolvendo atletas, o que chama a atenção de todos. Mas, é importante relatar que essas mortes não acontecem por causa da prática do esporte, e sim pela falta de avaliação médica. Portanto, qualquer indivíduo cuja família possua um histórico de doença cardiovascular deve investigar seus riscos potenciais, através dos exames específicos, que podem ser realizados pelos centros e postos de saúde antes de praticar qualquer atividade física”, alertou o cardiologista.

Nabil Ghorayeb ainda contou sobre uma avaliação que realizou com adolescentes de classes sociais diferentes, e que tem o sonho de ser atletas Olímpicos. “No final do ano passado realizamos uma avaliação com 700 adolescentes de 14 a 17 anos, de classe alta e média, que queriam ser atletas olímpicos. O resultado da pesquisa demonstrou que pelo menos 20% dos integrantes do primeiro grupo tinham algum tipo de alteração, tanto benéfica como de risco, no coração. Já o resultado do segundo grupo demonstrou que a alteração no coração foi de 21%”.

Salvador ganha novo Centro Médico

|

Resumo do post Com investimento de R$ 12 milhões, o novo Centro Médico Manuel Antas Fraga foi apresentado ontem pela manhã, à imprensa baiana, no Hospital Espanhol (HE). O espaço multidisciplinar que será inaugurado no dia 18 de setembro disponibilizará 36 consultórios - com destaque para as áreas de neurologia e cardiologia -, e terá possibilidade de realizar 1.440 atendimentos diários. Segundo o vice-presidente e, arquiteto responsável pelo projeto, Demétrio Moreira Garcia, o novo centro além de oferecer um atendimento melhor aos baianos, deverá gerar 250 empregos entre diretos e indiretos.

Resto do post O presidente do Hospital Espanhol, Manuel Antas Fraga, ao iniciar a cerimônia de apresentação, explanou de que forma a população baiana vai ser beneficiada. “O Centro Médico oferece mais conforto e segurança aos clientes de plano de saúde e associados da Colônia Espanhola, além de ser decisivo no processo de fidelização das equipes médicas que trabalham e exercem suas funções na instituição. Por exemplo, os médicos que trabalham no Centro Médico e encaminharem o paciente para um processo de internação, agora poderão eles mesmos atender os seus internos. Queria expor que esta construção surgiu da necessidade de disponibilizar mais espaço de acolhimento aos nossos pacientes”.

Demétrio Moreira, explicou que a estrutura do prédio é mais acessível aos pacientes, principalmente aos de obesidade mórbida. “O novo centro teve sua estrutura elaborada para facilitar a vida do paciente e do acompanhante. Aqui nós temos elevador para atingir só 1m2, cadeiras especializadas para cadeirantes se locomoverem nos corredores, e o mais importantes as cadeiras bariátricas, que foram encomendadas em uma fábrica para suportar os mais de 130kg”. A fim de complementar a fala de Demétrio, o presidente do HE Manuel Antas Fraga relatou que, “agora com o Centro Médico pronto, acredito que ele também é um marco decisivo para a solidificação do Hospital Espanhol”.

O novo empreendimento possui área total de 10 mil m² e, tem 13 pavimentos que contará com consultórios para atendimento de 30 especialidades médicas - desde cirurgia plástica, até obesidade mórbida. O espaço ainda irá disponibilizar uma série de serviços a pacientes e também aos acompanhantes, a exemplo de sete andares de garagens, totalizando 209 vagas de estacionamento rotativo, um mezanino com visão panorâmica da Baía de Todos os Santos, cafeteria, Lan House, agência bancária, um lobby, elevador hidráulico para portadores de necessidades especiais e, um auditório com capacidade para 154 pessoas.

Mãe Stella de Oxossi recebe título de Doutora Honoris Causa da Uneb

|

Resumo do post A ialorixá Mãe Stella de Oxossi, do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, recebeu o título Doutor Honoris Causa a Maria Stella de Azevedo Santos, nesta quinta-feira (10), no Campus 1 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula. A honraria é uma das mais raras da instituição e é entregue a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Resto do post Segundo o governador Jaques Wagner, o título é uma forma de a Bahia reconhecer a luta da líder religiosa pela preservação da cultura africana.
“São mais de 70 anos dedicando a vida ao candomblé e à preservação da cultura afro no nosso estado. Uma mulher que aos 84 anos continua no caminho de fazer o bem e de divulgar a nossa cultura. Esse reconhecimento é para estimular trabalhos bonitos como o dela”, disse Wagner.

O reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, afirmou que a ialorixá construiu um legado cultural muito importante para a sociedade e por isso merece ser homenageada.
“Ela é uma líder religiosa que sempre lutou pela preservação da matriz africana, e a concessão desse título é uma forma que a comunidade acadêmica da Uneb encontrou para valorizar esse trabalho”, destacou Valentim.
Mãe Stella ficou lisonjeada pela lembrança de seu nome e o reconhecimento ao seu trabalho. “É bom saber que nosso trabalho é reconhecido. Essa luta pela preservação dos costumes tem que ir em frente. E homenagens como essa nos motivam a continuar nesse caminho”, declarou a ialorixá.

Maria Stella de Azevedo Santos nasceu em Salvador, em 2 de maio de 1925, e se tornou ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá em 11 de junho de 1976, passando a ser a quinta sacerdotisa do candomblé de São Gonçalo do Retiro.
O título de doutora faz parte das comemorações pelos 70 anos de iniciação religiosa de Mãe Stella que foi consagrada no Candomblé aos 14 anos e assumiu o terreiro em 1976. A ialorixá já escreveu vários livros sobre a religião. Ela também é enfermeira, com especialização em Saúde Pública, e exerceu a profissão por mais de trinta anos.

Bancários da Bahia fazem paralisação de advertência

|

Resumo do post Luta por aumento real, PLR maior, fim do assédio moral, melhores condições de trabalho. Estes foram os motivos que levaram os bancários das quatro agências particulares da avenida Sete de Setembro, em Salvador, a atrasar a abertura dos bancos em uma hora. A paralisação é parte do Dia Nacional de Luta, decidido após a quarta rodada de negociação, na tarde de ontem em São Paulo, na qual a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) mais uma vez não apresentou nenhuma proposta à pauta de reivindicações da categoria.

Resto do post Apesar de a paralisazão ter durado somente uma hora muitos baianos ficaram prejudicado. “Eu sai de casa cedo para resolver o meu problema, e quando chego aqui a agência ta fechada. O pior é que a gerente daqui ligou para mim mandando eu vim hoje pegar meu cheque que voltou, e a agência não abre”, desabafou a dona de casa Maria Amelia Santos.

Museus a nova diversão e meio de aprendizagem dos jovens

|

Resumo do post Diferente dos anos 70 e 80 onde eram freqüentados apenas pela elite, os museus, atualmente, com os projetos de inclusão social, são os espaços de diversão e aprendizado dos estudantes. Segundo a gerente da filial da Caixa Cultural em Salvador, Ana Zalcbergas, após a criação do programa educativo “Gente Arteira”, o número de visitas por baianos tem aumentado no espaço. “Nós hoje, temos tido um aumento no número de visitações, tanto de estudantes como de pessoas normais.Costumo atribuir esse aumento ao nosso projeto ‘Gente Arteira, pois através dele nós temos a oportunidade de realizar uma parceria com a escola pública e, disponibilizar um ônibus para trazer o estudante até a galeria, onde eles são atendidos por nossos mediadores. E depois da visitação podemos levá-los de volta às escolas”, explicou.

Resto do post De olhos atentos, nada escapava à visão dos jovens do Projeto Axé. Acompanhados do professor de arte, Eliomar Tesbita, os alunos na manhã de ontem, viajavam no mundo “mágico” da arte. Sentados no chão, a todo instante os alunos interrompiam a explicação da mediadora, Sol, com um questionamento. Pablo de 17 anos se impressionava a cada peça da exposição “Waldomiro o Pintor de Deus” que observava e, não deixava de realizar perguntas sobre a arte e o autor. Erica de 14 anos com lápis, borracha e algumas folhas de papel ofício sobre uma prancheta, tentava reproduzir a figura mostrada no quadro “Anunciação”, do pintor Waldomiro de Deus.

A Caixa Cultural não é o único museu a promover visitas de escolas, outros espaços também agendam visitações, a exemplo dos museus Carlos Costa Pinto, Arte da Bahia (MAB), Memória do Mar e Memórias da Cidade, Afro-Brasileiro, Arte Moderna da Bahia.

Para o professor Eliomar, promover o encontro do aluno com a arte é a forma mais fácil de ensinar os assuntos. “Ao trazer um aluno ao museu você torna o aprendizado dele mais fácil, pois aqui você tem um leque de disciplinas unidas, por exemplo, neste quadro mesmo você pode ensinar aos seus alunos tanto história, como matemática, é só pedir para eles analisar o tamanho, a espessura, a área e outras dimensões da peça”.

Além de expor acervos históricos, os espaços que nasceu para guardar a memória da cultura popular, realizam manifestações culturais e, através deste mecanismo eles têm atraído à população. O adolescente Cleiton Silva confessou que passou a frequentar museus depois de assistir ao show de jazz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). “Eu não ia muito a museus, mas agora sempre que posso vou a um. É que meu colega, em certa ocasião, me convidou para vim a um show que acontece aqui no MAM aos sábados e, eu resolvi vim. Nós chegamos mais cedo e aproveitei para conhecer o espaço, após essa visita aprende que nos museus possuem coisas interessantes”.

Para o feriadão do dia da Independência os museus reforçaram as grades de apresentação. Então, se você vai ficar na cidade e, só tem o SalvadorCard e R$5 no bolso. Que tal ir a um dos 108 museus que a cidade oferece? Essa indicação pode até não parecer atrativo, mas saiba que assim como as crianças não são as mesmas de 20 anos atrás, os museus também mudaram. No estacionamento inferior do MAM aos sábados, inclusive hoje, acontecem shows do Projeto Jazz no MAM, a entrada custa R$ 4 (inteira). Já a Caixa Cultural promove hoje, (5), e domingo, (6), às 20h, o show “Ô Pandeiro, Ô Viola!” do grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa, a entrada é 1 Kg de alimento não perecível. Então, é só decidir para onde você quer ir, caprichar no visual e curtir uma boa música no museu.

Programação
A Construção de uma Memória - O fotógrafo Sergio Benutti expõe imagens que documentam o processo de restauração da Santa Casa de Misericórdia. Integra o A Gosto da Fotografia. Museu da Misericórdia – R. da Misericórdia, 6, Praça da Sé, Centro Histórico (3322-7355 ). Segunda a sábado, das 10h às 17h; domingo e feriados, das 13h às 17h. Até 11 de outubro.

Azulejos de Udo - A mostra permanente traz uma seleção de peças da coleção do ceramista alemão Udo Knoff (1912-1994) doados ao estado da Bahia, que trazem elementos significativos da arquitetura de Salvador. Museu de Cerâmica Udo Knoff – Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho (3117-6388). Terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h.

Sertão Contemporâneo - Os artistas plásticos Brígida Baltar, Delson Uchoa, Efrain Almeida, José Rufino, Luiz Zerbini e Rosângela Rennó apresenta obras em técnicas diversas que refletem suas impressões pessoais a realidade vivida no interior do Brasil. Caixa Cultural Salvador – R. Carlos Gomes, 57, Centro. Abertura terça, às 19h. Terça a domingo, das 9h às 18h. Até 11 de outubro.
Cabeças Ativas, Mãos Criativas - Mais de 50 peças, entre roupas, acessórios e adornos, revelam o talento de 17 grupos de artesãs do serrado. Museu de Arte da Bahia – Av. Sete de Setembro, 2.340, Vitória (3117-6902). Sexta a domingo, das 10h às 19 horas.

Do Fuxico ao Fashion - A exposição apresenta a produção têxtil de artesãs da Península Itapagipana, que participaram do projeto Incubadoras de Núcleos Associativos Produtivos, do Centro Interdisciplinar de Denvolvimento e Gestão Social da Ufba. Palacete das Artes Rodin Bahia – R. da Graça, 284, Graça (3117-6910). Terça a domingo, das 10h às 18h. Até 6 de setembro.

Euclydes da Cunha na Cidade da Bahia - Através de painéis e material audiovisual, a exposição lembra os locais visitados pelo escritor quando esteve em Salvador, em 1897, como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, durante a quarta e última expedição militar contra o Arraial de Canudos. Museu de Arte da Bahia – Av. sete de Setembro, 2.340, Corredor da Vitória (3117-6902). Terça a domingo, das 14h30 às 19h. Até 28 de setembro.

Diário de Bolsa - Instantâneos do Olhar - Em 88 imagens em preto e branco, a fotógrafa mineira Vania Toledo revela flagrantes de famosos e anônimos clicados em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iorque, nos anos 70 e 80. Centro Cultural Solar Ferrão – R. Gregório de Mattos, 45, Centro Histórico (3117-6380). Terça a sexta, das 10h às 18h, e sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h. Até 13 de setembro.

Prefeitura entrega boxes a barraqueiros

|

Resumo do post Os onze permissionários de Pituaçu, que fizeram parte da primeira etapa do projeto de demolição das barracas de praia semi-acabadas, receberam seus boxes na manhã de ontem, na Estação Transbordo do Iguatemi. Os 11 boxes foram entregues pelo secretário de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Fábio Mota e o superintendente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Euvaldo Jorge. Os estabelecimentos estão localizados onde era o antigo SAC e têm 8m cada.

Resto do post O secretário da Sesp, Fábio Mota, explicou que os boxes vão servir para complementar a renda dos permissionários, até que o impasse judicial que envolve a orla da cidade seja resolvido no Supremo Tribunal Federal. “Já que eles tiveram as barracas demolidas, vão conseguir completar a renda vendendo lanches e bebidas, durante a semana, aqui no Transbordo. Estamos disponibilizando ainda para os finais de semanas, sombreiros e 20 jogos de mesas com cadeiras para que eles possam vender bebidas e comidas nas areias da praia”. Ele relatou ainda que a comida a ser vendida na praia vai ter que ser levada pronta, e os barraqueiros poderão utilizar equipamentos móveis para a conservação dos produtos, conforme determinação da Vigilância Sanitária.

A palavra de ordem, no entanto, segundo Mota, é que ninguém saia prejudicado. “Afinal, a meta maior da Prefeitura é proporcionar uma orla mais agradável aos olhos de quem a frequenta. No entanto, sem causar danos aos barraqueiros. Depois dos barraqueiros de Pituaçu, serão contemplados os de Jaguaribe, Amaralina e, assim sucessivamente. Mas, ninguém ficará sem seus espaços de trabalho", comemorou.

O superintendente da Desal, Euvaldo Jorge - responsável pela construção dos boxes -, na cerimônia de entrega dos estabelecimentos, ressaltou que o prefeito realizou o acordo assumido com os barraqueiros. “O prefeito, João Henrique, assumiu o compromisso com vocês, nós atrasamos dois dias, mas estamos aqui hoje entregando os boxes como prometido. Agora, vou marcar uma reunião com os donos de cervejarias para pedir que eles possam ajudar no fornecimento de bebidas e materiais para vocês, tanto aqui como na praia”.

Através de sorteios, os permissionários de Pituaçu ficaram sabendo qual estabelecimento ia trabalhar. O dono do Box 1, Gerson Ferreira Jesus, afirmou que o local é bom para ele desempenhar o seu serviço. “O espaço que o prefeito nos deu é viável. Sinto-me felizardo com a localização do meu Box e achei o espaço bom, com uma pia, balcão e bastante espaço”. O presidente da Associação das Barracas de Praia de Pituaçu e adjacências Ney Oliveira, durante a assinatura do documento de cadastro na Transalvador, agradeceu a participação do prefeito na luta pelos direitos dos barraqueiros. “A entrega desses boxes é uma boa iniciativa da prefeitura que desde o inicio da nossa luta contra a demolição, se sensibilizou e ficou ao nosso favor. O prefeito brigou até com a justiça pelos nossos direitos”.

A ação de demolição das barracas se encontra na sua quarta-fase (Pituaçu, Jaguaribe, Amaralina e Pituba) e tem como intuito exclusivo proporcionar uma orla mais atraente e organizada. O resultado já é a derrubada de 54 estruturas em péssimo estado de conservações. Ao todo, são cerca de 80.

Para coibir a ação de camelôs, agentes de fiscalização da Sesp vão atuar na estação e na passarela. Segundo os funcionários, só serão permitidos no local os barraqueiros, que devem permanecer comercializando nos boxes, e vendedores ambulantes que ficam andando pela estação com os seus produtos nas em isopor e em pequenas caixas.

Resultado dos exames de jovem que morreu com suspeita de dengue ainda não saiu

|

Resumo do post O resultado dos exames de Jamile, que morreu com suspeita de dengue hemorrágica, sábado (28), no Hospital Couto Maia, ainda não foi divulgado. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a investigação epidemiológica da suspeita de dengue hemorrágica e exames complementares que foram realizados para a confirmação do caso da morte da adolescente, de 16 anos, deverão ser divulgados hoje. Entretanto, a Sesab ressaltou que essa data pode sofrer alteração e o resultado dos exames poderá ser adiado.

Resto do post A estudante morava no bairro da Liberdade, local que de acordo com o 3º Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), divulgado em junho, está com o índice de infestação em 3%, o sexto maior da cidade. Com está suspeita, a Bahia contabiliza 2.059 casos suspeitos de morte causada pela forma grave (dengue com complicações, febre hemorrágica da dengue e síndrome do choque da dengue) neste ano. Se confirmado, o estado passará a ter 61 óbitos, sendo 31 deles de menores de 15 anos.

A transmissão da doença se dá pela picada do mosquito fêmea infectado. Os sintomas aparecem depois de quatro a dez dias. A doença tem início súbito, com febre alta, dor muscular e nos membros, dor nos olhos, dor de cabeça, dor abdominal (mais frequente em crianças), falta de apetite, náusea, vômito, prostração e erupção cutânea. Os médicos recomendam as pessoas que apresente algum desses sintomas, procurarem um posto de atendimento de saúde para que a doença possa ser tratada de maneira adequada.

Para conter o avanço da doença no estado, ações continuam a ser realizadas. Supervisão, vigilância epidemiológica e combate ao mosquito transmissor, realização do fumacê nos municípios, curso Combatendo a Dengue e Diminuindo a Mortalidade Materno-infantil no Estado da Bahia, implantação do faxinaço contra a dengue em Itabuna, município do Sul da Bahia e reinicio do faxinaço em Salvador. Essas são algumas estratégias de atuação no combate a dengue na Bahia.

No entanto, apesar destas ações preventivas a coordenadora da vigilância epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, relatou que em setembro novos casos vão acontecer no estado. “Para evitar um número maior de casos, estamos realizando algumas ações preventivas. No entanto, apesar dos nossos esforços, acredito que na segunda semana de setembro teremos um aumento no número de casos de dengue na Bahia e consequentemente da forma grave da doença também”, confessou Jesuína Castro.

 

©2009 GAS-Comunicacao | Template Blue by TNB