Museus a nova diversão e meio de aprendizagem dos jovens

|

Resumo do post Diferente dos anos 70 e 80 onde eram freqüentados apenas pela elite, os museus, atualmente, com os projetos de inclusão social, são os espaços de diversão e aprendizado dos estudantes. Segundo a gerente da filial da Caixa Cultural em Salvador, Ana Zalcbergas, após a criação do programa educativo “Gente Arteira”, o número de visitas por baianos tem aumentado no espaço. “Nós hoje, temos tido um aumento no número de visitações, tanto de estudantes como de pessoas normais.Costumo atribuir esse aumento ao nosso projeto ‘Gente Arteira, pois através dele nós temos a oportunidade de realizar uma parceria com a escola pública e, disponibilizar um ônibus para trazer o estudante até a galeria, onde eles são atendidos por nossos mediadores. E depois da visitação podemos levá-los de volta às escolas”, explicou.

Resto do post De olhos atentos, nada escapava à visão dos jovens do Projeto Axé. Acompanhados do professor de arte, Eliomar Tesbita, os alunos na manhã de ontem, viajavam no mundo “mágico” da arte. Sentados no chão, a todo instante os alunos interrompiam a explicação da mediadora, Sol, com um questionamento. Pablo de 17 anos se impressionava a cada peça da exposição “Waldomiro o Pintor de Deus” que observava e, não deixava de realizar perguntas sobre a arte e o autor. Erica de 14 anos com lápis, borracha e algumas folhas de papel ofício sobre uma prancheta, tentava reproduzir a figura mostrada no quadro “Anunciação”, do pintor Waldomiro de Deus.

A Caixa Cultural não é o único museu a promover visitas de escolas, outros espaços também agendam visitações, a exemplo dos museus Carlos Costa Pinto, Arte da Bahia (MAB), Memória do Mar e Memórias da Cidade, Afro-Brasileiro, Arte Moderna da Bahia.

Para o professor Eliomar, promover o encontro do aluno com a arte é a forma mais fácil de ensinar os assuntos. “Ao trazer um aluno ao museu você torna o aprendizado dele mais fácil, pois aqui você tem um leque de disciplinas unidas, por exemplo, neste quadro mesmo você pode ensinar aos seus alunos tanto história, como matemática, é só pedir para eles analisar o tamanho, a espessura, a área e outras dimensões da peça”.

Além de expor acervos históricos, os espaços que nasceu para guardar a memória da cultura popular, realizam manifestações culturais e, através deste mecanismo eles têm atraído à população. O adolescente Cleiton Silva confessou que passou a frequentar museus depois de assistir ao show de jazz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). “Eu não ia muito a museus, mas agora sempre que posso vou a um. É que meu colega, em certa ocasião, me convidou para vim a um show que acontece aqui no MAM aos sábados e, eu resolvi vim. Nós chegamos mais cedo e aproveitei para conhecer o espaço, após essa visita aprende que nos museus possuem coisas interessantes”.

Para o feriadão do dia da Independência os museus reforçaram as grades de apresentação. Então, se você vai ficar na cidade e, só tem o SalvadorCard e R$5 no bolso. Que tal ir a um dos 108 museus que a cidade oferece? Essa indicação pode até não parecer atrativo, mas saiba que assim como as crianças não são as mesmas de 20 anos atrás, os museus também mudaram. No estacionamento inferior do MAM aos sábados, inclusive hoje, acontecem shows do Projeto Jazz no MAM, a entrada custa R$ 4 (inteira). Já a Caixa Cultural promove hoje, (5), e domingo, (6), às 20h, o show “Ô Pandeiro, Ô Viola!” do grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa, a entrada é 1 Kg de alimento não perecível. Então, é só decidir para onde você quer ir, caprichar no visual e curtir uma boa música no museu.

Programação
A Construção de uma Memória - O fotógrafo Sergio Benutti expõe imagens que documentam o processo de restauração da Santa Casa de Misericórdia. Integra o A Gosto da Fotografia. Museu da Misericórdia – R. da Misericórdia, 6, Praça da Sé, Centro Histórico (3322-7355 ). Segunda a sábado, das 10h às 17h; domingo e feriados, das 13h às 17h. Até 11 de outubro.

Azulejos de Udo - A mostra permanente traz uma seleção de peças da coleção do ceramista alemão Udo Knoff (1912-1994) doados ao estado da Bahia, que trazem elementos significativos da arquitetura de Salvador. Museu de Cerâmica Udo Knoff – Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho (3117-6388). Terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h.

Sertão Contemporâneo - Os artistas plásticos Brígida Baltar, Delson Uchoa, Efrain Almeida, José Rufino, Luiz Zerbini e Rosângela Rennó apresenta obras em técnicas diversas que refletem suas impressões pessoais a realidade vivida no interior do Brasil. Caixa Cultural Salvador – R. Carlos Gomes, 57, Centro. Abertura terça, às 19h. Terça a domingo, das 9h às 18h. Até 11 de outubro.
Cabeças Ativas, Mãos Criativas - Mais de 50 peças, entre roupas, acessórios e adornos, revelam o talento de 17 grupos de artesãs do serrado. Museu de Arte da Bahia – Av. Sete de Setembro, 2.340, Vitória (3117-6902). Sexta a domingo, das 10h às 19 horas.

Do Fuxico ao Fashion - A exposição apresenta a produção têxtil de artesãs da Península Itapagipana, que participaram do projeto Incubadoras de Núcleos Associativos Produtivos, do Centro Interdisciplinar de Denvolvimento e Gestão Social da Ufba. Palacete das Artes Rodin Bahia – R. da Graça, 284, Graça (3117-6910). Terça a domingo, das 10h às 18h. Até 6 de setembro.

Euclydes da Cunha na Cidade da Bahia - Através de painéis e material audiovisual, a exposição lembra os locais visitados pelo escritor quando esteve em Salvador, em 1897, como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, durante a quarta e última expedição militar contra o Arraial de Canudos. Museu de Arte da Bahia – Av. sete de Setembro, 2.340, Corredor da Vitória (3117-6902). Terça a domingo, das 14h30 às 19h. Até 28 de setembro.

Diário de Bolsa - Instantâneos do Olhar - Em 88 imagens em preto e branco, a fotógrafa mineira Vania Toledo revela flagrantes de famosos e anônimos clicados em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iorque, nos anos 70 e 80. Centro Cultural Solar Ferrão – R. Gregório de Mattos, 45, Centro Histórico (3117-6380). Terça a sexta, das 10h às 18h, e sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h. Até 13 de setembro.

0 comentários:

 

©2009 GAS-Comunicacao | Template Blue by TNB