Resumo do post Os onze permissionários de Pituaçu, que fizeram parte da primeira etapa do projeto de demolição das barracas de praia semi-acabadas, receberam seus boxes na manhã de ontem, na Estação Transbordo do Iguatemi. Os 11 boxes foram entregues pelo secretário de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Fábio Mota e o superintendente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Euvaldo Jorge. Os estabelecimentos estão localizados onde era o antigo SAC e têm 8m cada.
Resto do post O secretário da Sesp, Fábio Mota, explicou que os boxes vão servir para complementar a renda dos permissionários, até que o impasse judicial que envolve a orla da cidade seja resolvido no Supremo Tribunal Federal. “Já que eles tiveram as barracas demolidas, vão conseguir completar a renda vendendo lanches e bebidas, durante a semana, aqui no Transbordo. Estamos disponibilizando ainda para os finais de semanas, sombreiros e 20 jogos de mesas com cadeiras para que eles possam vender bebidas e comidas nas areias da praia”. Ele relatou ainda que a comida a ser vendida na praia vai ter que ser levada pronta, e os barraqueiros poderão utilizar equipamentos móveis para a conservação dos produtos, conforme determinação da Vigilância Sanitária.
A palavra de ordem, no entanto, segundo Mota, é que ninguém saia prejudicado. “Afinal, a meta maior da Prefeitura é proporcionar uma orla mais agradável aos olhos de quem a frequenta. No entanto, sem causar danos aos barraqueiros. Depois dos barraqueiros de Pituaçu, serão contemplados os de Jaguaribe, Amaralina e, assim sucessivamente. Mas, ninguém ficará sem seus espaços de trabalho", comemorou.
O superintendente da Desal, Euvaldo Jorge - responsável pela construção dos boxes -, na cerimônia de entrega dos estabelecimentos, ressaltou que o prefeito realizou o acordo assumido com os barraqueiros. “O prefeito, João Henrique, assumiu o compromisso com vocês, nós atrasamos dois dias, mas estamos aqui hoje entregando os boxes como prometido. Agora, vou marcar uma reunião com os donos de cervejarias para pedir que eles possam ajudar no fornecimento de bebidas e materiais para vocês, tanto aqui como na praia”.
Através de sorteios, os permissionários de Pituaçu ficaram sabendo qual estabelecimento ia trabalhar. O dono do Box 1, Gerson Ferreira Jesus, afirmou que o local é bom para ele desempenhar o seu serviço. “O espaço que o prefeito nos deu é viável. Sinto-me felizardo com a localização do meu Box e achei o espaço bom, com uma pia, balcão e bastante espaço”. O presidente da Associação das Barracas de Praia de Pituaçu e adjacências Ney Oliveira, durante a assinatura do documento de cadastro na Transalvador, agradeceu a participação do prefeito na luta pelos direitos dos barraqueiros. “A entrega desses boxes é uma boa iniciativa da prefeitura que desde o inicio da nossa luta contra a demolição, se sensibilizou e ficou ao nosso favor. O prefeito brigou até com a justiça pelos nossos direitos”.
A ação de demolição das barracas se encontra na sua quarta-fase (Pituaçu, Jaguaribe, Amaralina e Pituba) e tem como intuito exclusivo proporcionar uma orla mais atraente e organizada. O resultado já é a derrubada de 54 estruturas em péssimo estado de conservações. Ao todo, são cerca de 80.
Para coibir a ação de camelôs, agentes de fiscalização da Sesp vão atuar na estação e na passarela. Segundo os funcionários, só serão permitidos no local os barraqueiros, que devem permanecer comercializando nos boxes, e vendedores ambulantes que ficam andando pela estação com os seus produtos nas em isopor e em pequenas caixas.
Prefeitura entrega boxes a barraqueiros
| author: gasandancasPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário