Agentes de trânsito debatem melhorias para o trânsito

|

Resumo do post Cerca de 1.100 profissionais que atuam na formação de condutores e educadores de trânsito participaram do II Congresso Brasileiro de Centros de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito, no Fiesta Convention Center, Itaigara. O reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, anunciou a criação do curso tecnólogo com gestão em Transporte e Trânsito, previsto para começar em março com 45 vagas que serão preenchidas via prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em seguida, foram discutidas melhorias para o trânsito da cidade e consequente a redução dos acidentes.

Resto do post O congresso, que este ano tem como tema “Quais são os caminhos para um trânsito melhor e mais cidadão?” é uma das ações do projeto do Sebrae Bahia de Centro de Formação de Condutores de Qualidade - CFC de Qualidade que completa um ano. “Este projeto teve inicio em abril de 2008 e vai até março de 2010 e encontra-se na sua terceira fase. Ele prevê ações positivas, a exemplo do acréscimo em 15% da lucratividade das empresas beneficiadas, o aumento do número de empregos formais nas empresas beneficiadas em 10%, e reduzir pelo menos 10% no índice de acidentes de trânsito nas vias públicas das regiões metropolitanas Salvador e Feira de Santana”, explicou a gestora do projeto CFC Qualidade, Maria Aparecida Monteiro.

O coordenador da Carteira de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, Adriano Câmera, afirmou que o projeto CFC Qualidade da Bahia é inovador no país. Segundo ele, além de definir ações para ajudar a aumentar a competitividade das pequenas empresas de auto-escolas, o projeto tem uma função social porque o trânsito é um dos maiores flagelos do Brasil, matando cerca de 50 mil pessoas por ano. “A imperícia e a imprudência são os principais motivos causadores dos acidentes de trânsito. Por isso temos a necessidade de formar bons profissionais que possam treinar melhor os futuros motoristas", ressaltou Adriano.

Segundo o especialista em medicina de Tráfego e membro da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Fernando Moreira, por ano, no país morre 37 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito e 500 ficam feridos. Destes, 100 mil ficam com sequelas.

Uma das revelações do evento foi à divulgação da implantação da Biometria Digital nos Centros de Formação de Condutores da Bahia. Segundo o presidente do Sindicato das Auto-Escolas e Centros de formação de Condutores do Estado da Bahia (Sindauto – Ba), Abelardo filho, o aparelho vai facilitar a vida do condutor. “Um novo sistema de identificação digital que vai acompanhar a freqüência dos futuros condutores de veículos nas aulas práticas e teóricas. O sistema de identificação digital não é um mero instrumento de fiscalização e nem uma exigência do Detran, mas é um sistema que está sendo implantado ouvindo os diversos parceiros como o Sindauto e o Sebrae. O Detran quer apenas a ética nas empresas e que o cidadão olhe com mais respeito a nossa atividade de avaliar o candidato. Ainda com este mecanismo, renovar ou mudar a categoria de sua carteira de habilitação (CNH) vai ficar mais fácil e o condutor não vai mais encontrar o ‘jeitinho’ para ter sua carteira de habilitação”, explicou.

Ainda segundo Abelardo, a biometria será implantada a partir de novembro, inicialmente, no município de Alagoinhas, devendo chegar a capital baiana ainda este ano. “Com base nos resultados alcançados no projeto piloto vamos avaliar a viabilidade do sistema, que visa à otimização dos processos”, observa. A iniciativa deverá ser implantada gradativamente em todos os 256 CFC’s do estado, até março de 2010, de acordo com o cronograma de instalação do projeto presente na portaria nº 1468, do Detran.

O presidente do Feneauto do Ceará, Francisco Clayton Batista fez questão de relatar as mudanças ocorridas no seu estado com a implantação da biometria digital. “Todo este aparato digital permite que a validação da frequência nas aulas preparatórias dos CFC’s aconteça de forma online com o sistema do Detran. Na prática significa dizer que no inicio, intervalo e fim de cada aula teórica ou prática tem cruzamento das impressões e imagens digitais capturadas e armazenadas pelo aparelho. Lá 100% da região metropolitana e nos pólos, a exemplo de Juazeiro do Norte e Sobral já possui a biometria, e hoje as auto-escolas já tem mais de 30% de redução nos gastos. O condutor agora tem a garantia de ter os seus 55 minutos de aula”, relatou.

Além do anúncio da implantação da biometria digital, no evento foi discutida a regulamentação das profissões de motoboy, mototaxista e motofrete no país, por determinação do presidente, Luis Inácio Lula da Silva. Para Abelardo Filho antes de acontecer a regulamentação da lei os usuários de motocicletas devem passar por uma preparação. “Além de retirar esses trabalhadores da ilegalidade, as novas regras permitirão que os usuários de motocicleta possam trafegar com segurança, mas para isso é importante educação no trânsito, e orientar essas pessoas”, observou.

De acordo com estimativas do Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado (Sindmoto – BA), atualmente no estado existem cerca de dois mil mototaxistas e 4,5 mil motoboys em atividade. A maior demanda por habilitação para moto está no interior do estado. “Esse crescimento contínuo no número de motocicletas no trânsito requer um melhor ordenamento das condições de tráfego, para que todos possam usufruir o direito de ir e vir”, explicou Adelardo filho.

De acordo com Paulo Manso Cabral o apoio do Sebrae no setor de formação de condutores ajuda toda a sociedade. “O projeto é uma contribuição do Sebrae para a melhoria das empresas de auto-escola e muito mais para a melhoria da qualidade de vida da cidade”, ressalta.

O superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), Matheus Moura, ressaltou a importância do II Congresso Brasileiro de Centros de Formação de Condutores e Educação para a população baiana. “Um bom trânsito depende de educação e mais solidariedade. Para você conseguir estas ações básicas é necessário capacitar o instrutor, pois trabalhando com um profissional capacitado você vai ter como beneficio a redução no número de acidentes”. O evento ainda contou com a presença do diretor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – BA), Mario Blanco, e o diretor da Sebrae, Paulo Manso Cabral.

0 comentários:

 

©2009 GAS-Comunicacao | Template Blue by TNB