Gripe A já matou quatro pessoas na Bahia

|

Resumo do post Segundo dados da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 24 de abril a 16 de setembro deste ano, foram considerados como suspeitos 813 casos da doença, sendo que 148 foram confirmados, 192 descartados e outros 473 estão sob investigação.
As mortes provocadas pela nova gripe ocorreram em Salvador, Guanambi, Urandi e Caculé. Duas outras pessoas morreram por conta da gripe normal. As ocorrências foram registradas em Caculé e Urandi.

Resto do post A idade média das pessoas infectadas pela gripe suína foi de 22 anos, variando de nove meses a 77 anos. A maioria dos casos confirmados, 74,3% é de residentes em Salvador (110). Os outros foram registrados nas cidades de Lauro de Freitas (7), Cachoeira (3), Iuiú (3) Feira de Santana (10), Ilhéus (2) e Porto Seguro (2), Guanambi (2), Vitória da Conquista (2) e Camaçari, São Desidério, Itabuna e Teixeira de Freitas (um em cada cidade).
Os casos confirmados também incluem um residente de Maceió (Alagoas), um de Ribeirão Preto (São Paulo) e outro de Montevidéu (Uruguai).
A Argentina foi o possível local de contaminação para 31,1% (46 casos), seguido pelo Chile (9), Estados Unidos (4), Paraguai (2), Uruguai (1) e outros em viagens dentro do Brasil (14).

Dengue Preocupa

Segundo o último boletim divulgado pela Sesab, os casos registrados entre os dias 1º de janeiro e 22 de agosto, praticamente triplicou, se comparado o número de casos ao do mesmo período de 2008. Segundo a Secretaria de Saúde, a dengue está presente em 402 dos 417 municípios da Bahia, mas os municípios de Itabuna, Jequié, Salvador, Feira de Santana, Irecê e Ilhéus concentram 41% dos casos. Quanto às formas mais graves da doença, a Sesab registrou 1.028 casos em 120 municípios baianos, entre os quais houve 60 mortes confirmadas.

Com a finalidade de combater os focos do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Zoonozes (CCZ) realiza mais um mutirão de combate a dengue. Hoje, os agentes do CCZ e da Limpurb saem às 8h do Fim de Linha do Arenoso, e inspecionar e tratar onze ruas da área - Rua Direta do Arenoso; Rua Lagoa da Pedra; Rua Itajá; Rua Equador; Rua Barcelona; Rua Baia Famosa; Rua da Ladeira; Rua da Praça; Rua Jaçanã; Rua do Ponto; Rua Alexandria.

O mutirão que só no primeiro semestre deste ano já realizou 20 faxinaços na cidade, ainda vai passar por nove bairros, a exemplo de Tancredo Neves, Canabrava, Jd. das Margaridas, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Mata Escura, Curuzu e Fazenda Coutos. De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da SMS, Eliaci Costa, a programação foi elaborada para atender tanto os locais que apresentaram alto índice de infestação quanto aqueles de índice baixo. "Vamos até as áreas que estão com índice abaixo de 1% para evitar um aumento de focos do mosquito nesses locais", informou.

Para realizarem as atividades diárias de combate às endemias os agentes visitam os bairros, de casa em casa, em busca de possíveis focos do mosquito, e orientam os moradores sobre as medidas para evitar a proliferação da dengue. "Porém, é importante lembrar que o trabalho dos agentes também depende da ajuda da populaçã, pois eles devem entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e cobertos, manter sempre bem tampados tanques, tonéis, barris e caixas d'água, guardar garrafas com as bocas sempre viradas para baixo, jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, encher com areia até a borda os pratos de plantas e lavar pelo menos uma vez por semana tanques, caixas d'água e piscinas", relatou Eliaci Costa.

0 comentários:

 

©2009 GAS-Comunicacao | Template Blue by TNB