A estação mais quente e esperada pelos baianos: o verão, também é a mais favorável ao crescimento dos casos de dengue. Neste verão o cuidado tem que ser intensificado, já que, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), haverá chuva acima da média. O fato, aliado ao calor, facilita a transmissão da doença, pois o Aedes aegypti, prefere ambientes limpos e com água parada para se reproduzir.
Ciente disto e com o propósito de identificar dados, a exemplo do volume de infestação, os principais criadouros e o risco de ocorrência de epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o Levantamento de Índice Rápido (Lira). "Temos bons resultados com o Lira, através do trabalho de conscientização da população", disse a coordenadora do programa municipal de combate à dengue, Eliaci Costa.
Este ano já foram registrados 6.954 casos de dengue na capital baiana com cinco óbitos até o último dia 26, de acordo com a SMS. Para combater a enfermidade são realizados nos bairros mais infestados da cidade mutirões com a presença de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), Guarda Municipal e chaveiros, para abertura de imóveis abandonados.
Com fardamento novo e crachás, os agentes de saúde visitam as casas para combater os possíveis focos. "Eles fazem a limpeza de tonéis e caixas d'água com larvicida. Fazemos também a distribuição de capas para que esses locais sejam devidamente tampados", destacou Eliaci.
Esta semana o mutirão de combate ao mosquito da dengue acontecerá nos bairros de Bom Juá, Fazenda Coutos, Valéria e Saramandaia. Na ação, os profissionais retiram lixo e materiais inservíveis, como garrafas e copos plásticos, que podem se tornar criadouros em potencial. Este ano já foram realizados 38 faxinaços na cidade, em que 9.870 imóveis foram visitados em 329 ruas da capital.
Ações visam diminuir aumento da dengue no Verão
| author: gasandancasPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário