Mutirão de saúde beneficia moradores de Alagados

|

Resumo do post Cerca de 300 crianças e adolescentes de Alagados, Uruguai, foram beneficiadas, ontem, (27), pelo mutirão de atendimento médico gratuito. O trabalho comandado pela Obras Sócias Irmã Dulce (Osid) em parceria com a Igreja dos Alagados, Samu e PM, foi realizada no primeiro e segundo piso do Salão Paroquial da Igreja dos Alagados com o objetivo de levar bem-estar e informação às pessoas carente que vive no local e adjacências. As ações consistiram em uma série de serviços, que foram desde assistência médica até atendimento em áreas como psicologia, fisioterapia, assistência social. Após aguardar em uma fila enorme os pais também tiveram a oportunidade de cadastrar as crianças que precisam passar por procedimentos cirúrgicos para realizarem a operação em um novo mutirão que segundo Célia Silvany, coordenadora de ensino de pediatria do Hospital Irmã Dulce “está programado para o próximo mês e, provavelmente, acontecerá aqui”.


Resto do post Com cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e terapeutas do riso, o evento atendeu às expectativas da população. As pessoas que chegavam nervosas e preocupadas, após o atendimento dos agentes de saúde saiam mais aliviadas. Jeisa Bispo, 17 anos, chegou ao Salão com o filho de um mês febril, após ser avaliado a coordenadora Silvany deu logo uma solução para o assunto, chamou o motorista e mandou que ele levasse mãe e filho ao hospital mais próximo para que fosse realizada uma nebulização a criança.

O evento que teve como público alvo desde recém-nascidos a jovens na faixa de 18 anos de idade fez parte das homenagens ao Dia do Pediatra. A secretaria da paróquia Maria Conceição disse que era muito gratificante de ver “os pediatras no dia que é designado para eles, reiniciando aqui um trabalho de beneficio para estas pessoas”. O padre Rafael Fonasier explicou que o mutirão foi realizado pela primeira vez em 2005, no entanto “no ano seguinte, após os médicos e auxiliares serem assaltados quando saia do Salão da Paróquia, o evento foi encerrado. E Graças a Deus foi reiniciado, agora, depois de conseguirmos o auxilio da Policia Militar para fazer a permanência da ordem e a segurança dos médicos”.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também marcou presença no evento. A Pediatra e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da SAMU, Aleciane Braga disse que além de ser passado informações às crianças do que fazer quando os parentes e colegas passarem mal, também foi ensinado a importância de não ser realizados trotes para o Samu, pois “nos temos constatado que as crianças são as pessoas que mais fazem este tipo de ações, então nós estamos aproveitando o evento para fazer um trabalho de conscientização dela”. Também presente, as assistentes sociais não perdiam uma marcação de peso das crianças, que eram passadas para as atendentes da Pastoral da criança e adolescentes, por sua vez avaliavam se havia acontecido alguma redução no peso do individuo e se caso isso tivesse acontecido dava um pacote de multe mistura e passava informações para os pais.

Segundo Silvany, a consulta pediátrica foi um dos serviços mais procurados. “Estou gostando e aproveitando essa oportunidade. Nem sempre a gente pode fazer tratamento de saúde, porque, às vezes, falta dinheiro. Graças a Deus, estou muito feliz e esse trabalho é uma maravilha. Muitas vezes, a gente nem tem condições de fazer um tratamento e fica em casa medicando os nossos filhos com remédios caseiros o que não é bom, pois pode piorar o estado de saúde deles. Mas, graças a Deus, estou sendo bem atendida aqui”, declarou a dona de casa Deuselina Soares, após ser atendida.

0 comentários:

 

©2009 GAS-ON-LINE | Template Blue by TNB