45% dos casos de Aids é de pessoas de 15 a 24 anos

|

Resumo do post Mesmo com aulas de sexualidade nas escolas e programas de prevenção, o número de jovens infectados com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) tem aumentado. Dados do Ministério da Saúde revelam que aproximadamente 45% das novas infecções por Aids contabilizadas no mundo são de pessoas de 15 a 24 anos. Segundo boletim recente, emitido pelo Ministério da Saúde, até dezembro de 2008, Salvador notificou 5.280 casos em crianças menores de cinco anos, detendo 51,5% de todos os casos registrados na Bahia, onde o total de infectados chega a 10.250 casos. A técnica da área de educação do Gapa, Magally Souza relatou que a gonorréia e a sífilis são as doenças que mais atingem os jovens, que atualmente estão iniciando a sua vida sexual mais cedo e com a ausência de informação correta.

Resto do post O uso do álcool e de drogas, as amizades, a vulnerabilidade social, a ausência de regras e diálogos dos pais são fatores que levam os jovens a pratica do sexo sem preservativo, segundo os dirigentes do Grupo de Apoio a Prevenção a Aids (Gapa). Os pais por não conversar com os filhos, muitas vezes para não querer influenciar na iniciativa da vida sexual, nem sempre realizam uma boa opção. Jussara Gomes, 16 anos, revelou que por não ter informações dos familiares, quando tinha alguma dúvida sobre sexo procurava conversar com os colegas “que muitas vezes também não tinham a resposta para as minhas perguntas. Então comprávamos revistas e líamos para nos informar”.
Os atores do grupo de teatro do Gapa Liziane Santos e Dário Oliveira alertaram que o método de ensino das escolas precisa mudar, pois “muitas escolas ainda não têm aulas que falem claramente sobre sexo. E as que trabalham a temática na sala de aula é forma didática e superficial”, relatou os atores. Que continuam “nas apresentações que fazemos nas escolas, escutamos de muitos alunos as dificuldades em falar sobre o assunto com os seus educadores, por estes na maioria das vezes terem a idade avançada”.
Para combater o aumento dos casos de DSTs e a evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), a Secretaria de Educação em conjunto com as secretarias de saúde do estado e municípios da Bahia, criaram o “Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas”, que tem como objetivo realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens. Segundo uma das coordenadoras do programa, Rosa Gaspar é necessário instrumentalizar os profissionais da área de saúde e educação para que eles possam oferecer um melhor aprendizado aos estudantes. Inspirada na letra da canção de Gonzaguinha que diz “só o trabalho conjunto e o respeito vai levar uma melhor qualidade de vida as pessoas”, a coordenadora relata que o jovem precisa ser protagonista nos processos de educação sexual oferecidos nos seus municípios, pois “não se pode falar em educação para a juventude sem que eles participem ativamente do processo”, declarou.
O projeto distribui nas escolas um caderno, com aspecto semelhante a um diário, denominado “arquivo de coisas importantes”. O conteúdo do material tem informações que os jovens e adolescentes reclamam não ter dos pais nem dos professores. O livreto passa informações que pode assegurar uma vida sexual ativa saudável e segura.
Conheça as Dsts e seus problemas

AIDS (HPV)-
Síndrome (uma variedade de sintomas e manifestações) causada pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV (Human Imunodeficiency Virus).O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que é a de protegê-lo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por celulas cancerígenas).Com a progressiva lesão do sistema imunológico o organismo humano se torna cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunísticas, que acabam por levar o doente à morte.
Gonorréia -
Enfermidade que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente é precedido por prurido (coceira) na uretra e disúria (ardência miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).
Sífilis –Doença sistêmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crônica (lenta. Pode comprometer múltiplos órgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso). De acordo com algumas características de sua evolução a sífilis divide-se em Primária, Secundária, Latente e Terciária ou Tardia. Quando transmitida da mãe para o feto é chamada de Sífilis Congênita.

0 comentários:

 

©2009 GAS-ON-LINE | Template Blue by TNB