Fiéis homenageia Sant'Ana

|

Resumo do post Fiéis participam, neste domingo, 26, de uma procissão marítima em homenagem a Nossa Senhora Sant'Ana, no Rio Vermelho. O evento, que tem a participação de pescadores e avós começa por volta das 11 horas. Depois será reservado um momento para as orações, que seguem até às 16h. A noite, às 18h, terá outra procissão, mas desta vez pelas ruas do bairro, seguida de missa solene presidida pelo Bispo Auxiliar de Salvador Dom Gilio. Os avós também serão lembrados em uma missa na Paróquia com uma missa festiva as 9h30. Já na Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant'Ana, em Nazaré, as comemorações a santa e o esposo São Joaquim, começaram, ontem, às 8h com o inicio do tríduo, que termina no sábado onde serão homenageados com missas das 6h30, que segue até às 16h30, finalizando às 19h com uma cerimônia presidida pelo bispo auxiliar Dom Gregório Paixão.

Digite aqui o resto do postO dia 26 de julho é conhecido também como Dia dos Avós, porque esse é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós de Jesus Cristo. Atualmente, o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, muitas vezes eles são os suportes afetivo e financeiro de pais e filhos, estão à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria e experiências, dão conselhos equilibrados e judiciosos, apaziguam conflitos, freiam entusiasmos irrefletidos ou ambições desmedidas. Por esses feitos, homenagens são realizadas em vários lugares para agradecer a eles que são considerados “os segundo pais”. Através da realização de uma apresentação musical da organista Olgani Deway, na tarde de hoje, na sede da Escola da Paciência do Rio Vermelho, o Colégio Guiomar Pereira, presta o seu agradecimento a estes heróis.
Com cada vez mais os avós desempenhando um papel importante e fundamental nas famílias, os netos passam a ter um grande afeto por eles, muitas vezes a ponto de considerá-los como pais. Emocionada, Joselha Silva, criada desde os sete anos de idade pela avó Amália Bispo, relata que tem muito a agradecê-la, pois “ela me deu o maior tesouro que hoje disponho a oportunidade de estudar. No ano que vem me formo em um curso superior por causa dela, que mesmo com 78 anos ainda trabalha como servente em um hospital só para me ajudar nas despesas da faculdade”.
No grupo de netos que amam os avós, Joselha não é única. Nicolas Santana, 4 anos, ao chegar, segunda-feira, em casa, pegou um bilhete dado pela “pró”, onde era relatada a festinha preparada para os avós, e entregou a mãe. Ao ler o aviso Marilene tentou explicar ao filho que a avó Angélica, não poderia ir, pois ela mora em outra cidade. No entanto não teve acordo, o menino exigiu a presença da sua “mãe”, modo carinhoso com que chama a avó, ou ele não ia ao evento. Após a realização de uma ligação tudo se resolveu, Angélica irá à festa, segunda-feira (27), na Escola Nossa Senhora das Mercês, atendendo o desejo do “netinho”.
Segundo a tradição, no tempo de Jesus, os avós eram muito respeitados e valorizados. Eram um “livro aberto”, de sabedoria, de experiência e de fé, que os netos iam consultar quando tinham dúvida. Entretanto, hoje a história já não é assim. Os idosos já não são tão respeitados e muitos sofrem com o desrespeito, são espancados e esquecidos por parentes em asilos. Essa situação triste causa preocupação em algumas pessoas que veem a idade chegando e os fios de cabelo branco “brotando”. Ana Luiza, 80 anos é uma destas, “apesar de meus netos não terem virados pessoas erradas. Sempre comento com eles que quando eu tiver velha e dando trabalho é para me colocar no asilo. Eles se irritam quando digo isso, mas eu não quero atrapalhar a vida de ninguém e é melhor ficar lá do que eu ser maltratada, como eu vejo muitos netos fazendo com os avós”. Ao ouvir a declaração de Ana Luiza, a neta Maria Amélia, começa a reprimir a avó e com um forte abraço a diz que nunca vai fazer isso por que, “eu te amo vovó”.

0 comentários:

 

©2009 GAS-ON-LINE | Template Blue by TNB