Mãe Stella de Oxossi recebe título de Doutora Honoris Causa da Uneb

|

Resumo do post A ialorixá Mãe Stella de Oxossi, do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, recebeu o título Doutor Honoris Causa a Maria Stella de Azevedo Santos, nesta quinta-feira (10), no Campus 1 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula. A honraria é uma das mais raras da instituição e é entregue a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Resto do post Segundo o governador Jaques Wagner, o título é uma forma de a Bahia reconhecer a luta da líder religiosa pela preservação da cultura africana.
“São mais de 70 anos dedicando a vida ao candomblé e à preservação da cultura afro no nosso estado. Uma mulher que aos 84 anos continua no caminho de fazer o bem e de divulgar a nossa cultura. Esse reconhecimento é para estimular trabalhos bonitos como o dela”, disse Wagner.

O reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, afirmou que a ialorixá construiu um legado cultural muito importante para a sociedade e por isso merece ser homenageada.
“Ela é uma líder religiosa que sempre lutou pela preservação da matriz africana, e a concessão desse título é uma forma que a comunidade acadêmica da Uneb encontrou para valorizar esse trabalho”, destacou Valentim.
Mãe Stella ficou lisonjeada pela lembrança de seu nome e o reconhecimento ao seu trabalho. “É bom saber que nosso trabalho é reconhecido. Essa luta pela preservação dos costumes tem que ir em frente. E homenagens como essa nos motivam a continuar nesse caminho”, declarou a ialorixá.

Maria Stella de Azevedo Santos nasceu em Salvador, em 2 de maio de 1925, e se tornou ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá em 11 de junho de 1976, passando a ser a quinta sacerdotisa do candomblé de São Gonçalo do Retiro.
O título de doutora faz parte das comemorações pelos 70 anos de iniciação religiosa de Mãe Stella que foi consagrada no Candomblé aos 14 anos e assumiu o terreiro em 1976. A ialorixá já escreveu vários livros sobre a religião. Ela também é enfermeira, com especialização em Saúde Pública, e exerceu a profissão por mais de trinta anos.

1 Comentário:

dir.oia@hotmail.com disse...

MÃE STELLA MERECE ESTE TÍTULO.
TENHO ORGULHO DE VE LLA SENDO HOMENAGEADA.
UM AXE

 

©2009 GAS-Comunicacao | Template Blue by TNB