Entidades do movimento negro realizam protesto em shopping

|

Resumo do post Um grupo com cerca de 50 pessoas, formados por entidades e organizações do Movimento Negro do Estado da Bahia, fizeram, hoje, (24), às 11h, manifestação dentro do Salvador Shopping, na Avenida Tancredo Neves, reivindicando igualdade racial no mercado de trabalho. O propósito do manifesto segundo os representantes do movimento negro, é “combater à desigualdade Racial no mercado de trabalho, onde a população negra se encontra em larga desvantagem em relação à população branca”. Os dados do Dieese referente ao ano de 2007 demonstram que na Região Metropolitana de Salvador (RMS), os negros representam 86% da força de trabalho, mas são 90% dos desempregados. A taxa de desemprego estava de 22,7% para os negros e 15,6% entre os brancos, sendo que entre as mulheres negras essa taxa chega a 26,4%.


Resto do postO grupo fez uma passeata, com apitaço e um mega-fone, pelo shopping chamando atenção dos compradores e trabalhadores do local. Os manifestantes acusam os empresários de serem racistas ao não contratarem funcionários negros para as lojas Quando passava pela frente de lojas de griffs, eles paravam e entre vaias e pediam que os negros “tenham oportunidades de trabalho”. O coordenador do Movimento Atitude Quilombola, Valter Altino disse que, "os negros no Salvador Shopping só atuam na cozinha e no setor de serviços gerais".
O protesto foi organizado por entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento Negro Unificado (MNU). Os seguranças do shopping observaram o ato de modo pacífico. A direção do Salvador Shopping não quis comentar o assunto.

0 comentários:

 

©2009 GAS-Comunicacao | Template Blue by TNB