CRLV comemora aniversário com ação educativa sobre gênero e violência

|

Na próxima quarta-feira (25), a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), através do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), comemora seu quarto aniversário com ação educativa sobre gênero e violência.
As atividades vão começar a partir das 14h, com uma aula de danças circulares que será promovida pela professora Betina Achermann e vai ser aberta às usuárias do Centro. Em seguida, haverá uma apresentação artística desenvolvida pelas próprias mulheres em uma das oficinas trabalhadas no projeto CRLV: Implementando Ações de Capacitação e Atenção. Além disso, o Centro fará o lançamento oficial da cartilha e do vídeo educativo sobre gênero e violência contra a mulher.
Os produtos serão distribuídos em escolas municipais, creches, instituições públicas e privadas, comunidades e outras entidades da sociedade civil, com o objetivo de conscientizar a população sobre a realidade da violência doméstica e familiar contra a mulher e, ao mesmo tempo, alertar que esta prática constitui uma violação dos direitos humanos e das mulheres.
A cartilha e o vídeo têm o propósito de provocar uma reflexão sobre a educação diferenciada que ainda se dá entre homens e mulheres, na qual se reafirma a lógica de uma condição submissa e inferior da mulher que se reflete nas situações de subemprego, salários desiguais, violência doméstica e familiar, entre outras. Os materiais trazem, ainda, artigos da Lei Maria da Penha e a indicação de serviços e órgãos que atendem às mulheres vítimas de violência em Salvador e Região Metropolitana. A distribuição é gratuita.
O Centro - Desde a sua fundação, em 2005, o CRLV já realizou 24.233 atendimentos de atenção, prevenção e acolhimento a mulheres em situação de violência em Salvador. Os serviços mais procurados até setembro deste ano foram os de atendimento psicológico (1.670), tele-orientação (1.231), social (727) e jurídico (583). Além disso, o CRLV também presta apoio pedagógico aos filhos das usuárias.
Durante todo o ano são promovidas outras atividades de prevenção, visando sensibilizar, através de palestras, aulas, cursos e oficinas com foco na importância do enfrentamento à violência contra as mulheres e também divulgar outras instituições parceiras da Rede de Atenção.

0 comentários:

 

©2009 GAS-ON-LINE | Template Blue by TNB