Ações visam diminuir aumento da dengue no Verão

|

A estação mais quente e esperada pelos baianos: o verão, também é a mais favorável ao crescimento dos casos de dengue. Neste verão o cuidado tem que ser intensificado, já que, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), haverá chuva acima da média. O fato, aliado ao calor, facilita a transmissão da doença, pois o Aedes aegypti, prefere ambientes limpos e com água parada para se reproduzir.

Ciente disto e com o propósito de identificar dados, a exemplo do volume de infestação, os principais criadouros e o risco de ocorrência de epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o Levantamento de Índice Rápido (Lira). "Temos bons resultados com o Lira, através do trabalho de conscientização da população", disse a coordenadora do programa municipal de combate à dengue, Eliaci Costa.

Este ano já foram registrados 6.954 casos de dengue na capital baiana com cinco óbitos até o último dia 26, de acordo com a SMS. Para combater a enfermidade são realizados nos bairros mais infestados da cidade mutirões com a presença de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), Guarda Municipal e chaveiros, para abertura de imóveis abandonados.

Com fardamento novo e crachás, os agentes de saúde visitam as casas para combater os possíveis focos. "Eles fazem a limpeza de tonéis e caixas d'água com larvicida. Fazemos também a distribuição de capas para que esses locais sejam devidamente tampados", destacou Eliaci.

Esta semana o mutirão de combate ao mosquito da dengue acontecerá nos bairros de Bom Juá, Fazenda Coutos, Valéria e Saramandaia. Na ação, os profissionais retiram lixo e materiais inservíveis, como garrafas e copos plásticos, que podem se tornar criadouros em potencial. Este ano já foram realizados 38 faxinaços na cidade, em que 9.870 imóveis foram visitados em 329 ruas da capital.

0 comentários:

 

©2009 GAS-ON-LINE | Template Blue by TNB