Primavera chega com aspectos de verão

|

Resumo do post Os passarinhos cantam, os campos todos são verde esperança, nos troncos de árvore rebentos novos. A natureza dá as pistas: a primavera já começou. A estação das flores teve seu inicio ontem, e em Salvador a estação chegou com temperatura elevada. “Devido a nossa localização próxima a Linha do Equador, a estação vai ter aspectos de verão. Ao longo da estação acreditamos que vamos ter temperatura máxima de 33° C. No entanto, também vamos ter algumas chuvas insignificantes, com pouca intensidade, que vão acontecer uma vez ou outra pela manhã”, relatou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudia Valeria.

Resto do post Com o dia ensolarado, os baianos aproveitaram as características da estação das flores para se divertir e praticar exercícios físicos. Nas praias da cidade, desde as 8h, o fluxo de soteropolitanos e turistas era intenso. Com a cadeira e o sombreiro debaixo do braço, a professora Carla Santos, chegou cedo à praia do Porto da Barra a fim de garantir o seu lugar na areia. “Minha filha, eu venho cedo para garantir o meu lugarzinho aqui. Todo dia pela manhã me arrumo, pego meu carro estaciono ali em frente ao restaurante do meu marido. Entro no restaurante pego minha cadeira e o meu sombreiro, e venho logo para cá garantir o meu lugar. Costumo ficar aqui até às 10h porque à tarde dou aula em uma escola”.

No Dique o movimento de pessoas praticando exercício foi maior do que o habitual. Muitos baianos foram ao local garantir o corpo perfeito para o verão. A contabilista Marilene Santana foi uma destas. “Estou um pouco acima do peso, então estou aproveitando o tempo para fazer uma caminhada aqui no Dique, e depois ir caminhando até o meu trabalho na Avenida Sete. Tenho que perder uns quilinhos antes do verão”.

Além de propiciar atividades físicas o inicio da primavera traz visitantes inusitados à cidade. São as baleias jubarte (Megaptera novaeangliae), que entre os meses de setembro e novembro, visitam a costa baiana. Segundo a meteorologista do Instituto de Gestão das Águas e do Clima (Ingá), Mery Merfrancis este fenômeno acontece por causa da primavera que propicia uma temperatura ideal para a reprodução tanto das plantas quanto dos animais.

Na Bahia, os melhores lugares para se observar as baleias são a Praia do Forte, cerca de 80 quilômetros distantes da capital, Morro de São Paulo, vilarejo da ilha de Tinharé, 60 quilômetros ao sul de Salvador, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado a aproximadamente 70 quilômetros da costa do extremo sul da Bahia, e Itacaré, município às margens do Rio de Contas, também no sul do estado.

0 comentários:

 

©2009 GAS-ON-LINE | Template Blue by TNB