Greve deixa aposentados sem benefícios

|

Resumo do post Um princípio de tumulto na agência bancária da Caixa Econômica de Brotas marcou o quarto dia útil de paralisação dos bancários, em Salvador. Ao chegar à agência para receberem seus benefícios os aposentados, pensionistas e servidores públicos eram impedidos de ter acesso aos caixas eletrônicos o que gerou revolta nas pessoas.

Resto do post Nervosa, a aposentada Selma Pereira não se conformava em saber que não poderia tirar o seu beneficio na agência de costume e gritava pelos seus direitos. "Eu quero meu dinheiro. Quero meu dinheiro para pagar minhas contas e não conversa fiada. Não quero tirar dinheiro em lotérica. Abra pelo menos a porta para tirarmos na máquina, porque eu tenho este direito". No entanto, apesar dos apelos da aposentada os seguranças permaneciam na frente da agência com as grades fechadas.

A dona-de-casa Julia Bispo que também clamava pela abertura da agência relatou que o seu beneficio do Bolsa Família tinha dado problema e com a greve ela não sabia como resolver. "Eu não trabalho, meu filho está desempregado e meu ‘Bolsa Família’ deu problema. Preciso entrar para corrigir e pegar o meu dinheiro. E agora meu Deus o que vou fazer?".

Apesar dos seguranças se negarem a abrir os portões, os aposentados continuavam em pé na frente da agência como quem esperava um milagre acontecer.

Sem esperanças de ser atendido no banco, o aposentado Eraldo Bispo voltou para casa sem dinheiro, e com a expectativa de conseguir um empréstimo com um colega. "A menina marcou para eu vim hoje retirar meu dinheiro, mas com o banco em greve não vou pegar. Tenho até um dinheiro na caderneta para comprar comida, mas com sorte vou conseguir um empréstimo com meu colega que é dono de bar. Se ele me der o dinheiro faço umas comprinhas e quando o banco voltar a funcionar pago a ele".

Com a finalidade de pagar os benefícios dos aposentados, servidores públicos e pensionistas, a maioria das agências do Bradesco e a agência do Banco do Brasil (BB) em Brotas realizaram ontem pela manhã o auto-atendimento. No BB as filas eram enormes, e o atendimento era feito com a porta que dá acesso a parte interna do banco entre aberta. Mas, ninguém reclamava da demora. Já nas agências do Bradesco o clima era de tranquilidade e nada de filas grandes.

O Sindicato dos Bancários da Bahia relatou que apesar de não estarem permitindo o acesso dos clientes às agências, as pessoas podem receber os seus benefícios através outros estabelecimentos, a exemplo das lotéricas e do Banco Popular.

A greve dos bancos é por tempo indeterminado, mas ainda assim é preciso honrar as contas e pagar em dia boletos e faturas. O assessor técnico do Procon, Alexandre Dorea, explicou que o consumidor só fica isento do pagamento do seu débito em uma única situação. "Com a greve os indivíduos ficam sem poder pagar apenas as contas que o fornecedor só permitir o pagamento na ‘boca’ do caixa de um banco. Nesse caso é preciso ficar ciente de que não poderá ser cobrado nenhum juro do devedor. Mas, se a conta não tiver restrição de local para ser quitada o consumidor deve procurar outras maneiras de fazer o pagamento".

A adesão ao movimento grevista é grande em Salvador e no interior. Segundo dados colhidos pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, até ontem, foram fechadas 334 unidades bancárias no estado, com a paralisação de agências que não tinham aderido à greve, a exemplo das unidades de Itapuã, Comércio, Barra, Avenida Tancredo Neves, Instituto do Cacau, Porto Seco Pirajá e São Pedro.

0 comentários:

 

©2009 GAS-ON-LINE | Template Blue by TNB