Bahia registrou aumento de 199% em casos de dengue

|

Resumo do post O número de casos de dengue na Bahia, entre 1º de janeiro e o último dia 8, registrou um aumento de 199% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 33.967 casos. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) contabilizou na tabela de balanços, 101.868 casos da doença no Estado, com incremento de 192 ocorrências na última semana do período. Segundo o órgão até o momento, 96,7% dos municípios baianos notificaram casos de dengue, sendo que os municípios de Itabuna, Jequié, Salvador, Feira de Santana, Irecê e Ilhéus concentram 41,5% dos casos.

Resto do post Apesar do elevado número de casos, a coordenadora da vigilância epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, afirmou que as notificações de dengue, por semana, permanecem em tendência de decréscimo. “Desde o inicio de abril, temos registrado diminuição no número de casos de dengue no estado, e nós acreditamos que essa tendência de queda vai continuar até a primeira semana de setembro”, relatou. Quanto às taxas de letalidade por Febre Hemorrágica da Dengue e compilações a coordenadora explicou: “primeiro registramos uma estagnação no índice das dengues graves e atualmente temos uma redução no número de casos”.
Do inicio do ano até 8 de agosto, a Bahia notificou 1.994 suspeitas das formas grave da doença em 175 municípios. Destes, foram confirmados 946 casos graves em 119 municípios. Entre os casos graves, 58 óbitos foram confirmados, dos quais 50% atingiram menores de 15 anos. Atualmente com redução nos casos, Itabuna é o município que possui o maior número de óbitos pela doença, com oito confirmações, de 13 notificações.
As notificações deste ano já ultrapassaram os números de 2008, e com possíveis novos casos em setembro, a Sesab tenta evitar que o ano de 2009 se assemelhe ao de 2002 - considerado pelo órgão o pior ano, com mais de 80 mil casos da doença registrados. “Para evitar um número maior de casos, estamos realizando algumas ações preventivas. No entanto, apesar dos nossos esforços, acredito que na segunda semana de setembro teremos um aumento no número de casos”, confessou Jesuína Castro.

0 comentários:

 

©2009 GAS-ON-LINE | Template Blue by TNB