Gripe A atrasa voo dos jogadores do Vitória

|

Resumo do post Apesar de a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) ter afirmado até o final da tarde de ontem que não havia nenhum caso novo de gripe A (H1N1) no estado, uma nova confirmação aconteceu ontem mesmo, na cidade de Barreiras, região oeste. A Vigilância Epidemiológica da cidade confirmou a existência do primeiro caso da gripe e a vítima é um estudante de medicina de 19 anos, que chegou do Paraná e se recuperou em casa. Ainda de acordo com informações da Vigilância, “a paciente foi acompanhado por uma equipe médica durante o período de sete dias, a partir do início dos sintomas e as pessoas que convivem com ela também foram monitoradas”. Segundo informações da enfermeira Alline Santana Lima, da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, trata-se de um caso isolado.

Resto do post “O jovem já recebeu alta e o vírus Influenza A H1N1 não se espalhou na cidade. Portanto, não há necessidade de alarme pela população local”, afirmou. Com o novo caso, na Bahia, a partir da primeira notificação de caso suspeito de Influenza A (H1N1) em 24 de abril, até ontem foram considerados 325 casos suspeitos, com 56 confirmados e um óbito atestado laboratorialmente.

Apesar dos números, a Sesab declarou que não há motivo para pânico. “Não é necessário à suspensão das aulas, pois o vírus não está circulando livremente na cidade. As escolas que suspenderam as aulas, anteriormente, fizeram por jogada de marketing, porque nós não recomendamos em nenhum momento a suspensão das aulas”, disse a assessoria de imprensa do órgão.

Alerta nas escolas

Algumas escolas particulares de Salvador estão enviando alertas aos pais dos alunos para que encaminhem copos, pratos e talheres descartáveis para que seus filhos possam merendar, a fim de evitar o contágio com os colegas e a contaminação pelo vírus. As direções das insituições alertam também para que crianças com sintomas de gripe fiquem em casa, evitando a proliferação da doença.

Na Escola Criativa, na Boca do Rio, de ensino fundamental, os pais aprovam a iniciativa da diretoria do estabelecimento. “Iniciativas como essas deveriam ser seguidas por toda a rede de ensino, tanto particular, como municipal e estadual, tendo em vista a gravidade e mortandade da gripe A”, parabenizou Mariacélia Vieira, mãe de alunos.

Ontem a suspeita de gripe A em um dos passageiros que estava no mesmo voo que trouxe os jogadores juniores do Esporte Clube Vitória da Alemanha para São Paulo, fez o desembarque dos craques atrasarem. Segundo o assessor de imprensa do clube, Roque Mendes, o atraso foi de mais de uma hora.

“Ainda no aeroporto uma pessoa foi identificada com sintomas da gripe. E com a suspeita, os jogadores, assim como os outros passageiros, tiveram que passar por um procedimento normal da Anvisa. Não tendo sido constatado nenhum sintoma da gripe A, os jogadores foram liberados e já estão em Salvador”, disse. Já o preparador do time, Carlos Amadeu, que estava com os jogadores na Alemanha, disse apenas que “ocorreu um atraso de 40 a 50 minutos”.

Na cidade de Paulo Afonso, distante 507 quilômetros de Salvador, que vai sediar a XX Copa Vela, de 4 a 7 de setembro, técnicos das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e da 10º Diretoria Regional de Saúde (Dires) se reuniram para programar ações preventivas, como distribuição de panfletos informativos e orientação para profissionais da saúde, diversos segmentos da sociedade e população, através de atividades educativas, para o enfrentamento à influenza A (H1N1).

0 comentários:

 

©2009 GAS-Comunicacao | Template Blue by TNB