Resumo do post Considerada a grande diva do jazz e do samba no Brasil, a cantora Elza Soares é a mais nova cidadã soteropolitana. Ela foi outorgada na manhã de ontem, às 9h, no Plenário Cosme de farias, da Câmara Municipal, na Praça Tomé de Souza. A homenageada fez questão de ressaltar a importância do título recebido. “Filha de mãe baiana, sou baiana. Acho até que sou mais baiana do que os baianos daqui. Agradeço a vocês mais uma vez por este presente estou muito emocionada. Talvez mais emocionada agora com este presente do que quando recebi o prêmio da BBC Londres (Cantora do Milênio, em 2000)”.
Resto do postA iniciativa da sessão especial em homenagem a cantora, foi da vereadora Olívia Santana (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. “A homenagem a Elza Soares é de extrema importância para a Bahia, por se tratar de uma artista que influenciou músicos nos mais variados níveis. Elza é a mulher. Ela é uma síntese da ousadia, da garra, da solidariedade das mulheres negras que a gente vê nos terreiros na lida do cotidiano”, disse a vereadora.
A solenidade que também homenageou os 10 anos da Jam Session no MAM, contou com a presença do diretor de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Gilberto Monte, que também representou a Secretaria de Cultura, o representante do MAM, Ronaldo Rohs, o músico e diretor artístico do projeto Jam no MAM, Ivan Houl, a coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras, Ubiraci Matildes, o Rei Momo deste ano Clarindo Silva, músicos, vereadores, deputados e outras autoridades políticas.
Assim que chegou à Câmara Municipal, Elza pediu para ser conduzida a uma sala onde conversou com seus colegas músicos: Lula Nascimento, Letiere Leites, Joatan Nascimento e os outros representantes da Banda Jam VI no MAM. Para o músico e baterista Lula Nascimento o título concedido a Elza não foi mais do que merecido. “Eu e Elza fizemos um grande trabalho juntos. Fizemos dois samba, naquele ritmo lindo que é o samba da Bahia com o samba - enredo carioca. Sinceramente, acho que a outorgação de Elza não foi nada mais que merecida pelos muitos anos de trabalho, dignidade e muito axé baiano que ela tem”. O músico Joatan relatou que o título concedido à cantora promove uma grande importância ao mundo da música. “Esse evento é mais do que uma homenagem para nós do mundo da música, porque apesar de não ser instrumentista Elza conseguiu como poucos usar a voz e fazer história”.
Também presente na cerimônia, o marido e empresário de Elza, Bruno Lucide relatou a importância do título na vida de Elza e, o amor que a cantora tem a Salvador. “Essa condecoração é muito importante para Elza que ama a Bahia. Ela tem uma paixão tão grande a esta cidade que o nosso primeiro passeio como casal aconteceu aqui. Esse presente na verdade é uma realização para ela”.
Conduzida pelos vereadores Leocrete do Brasil, Aladilce Souza e TC Mustafa, Elza entrou no Plenário Cosme de Farias, onde foi recebida pelo som dos tambores da Banda Mirim do Olodum. Também para ressaltar a importância de Elza para a Bahia, as representantes do Fórum Nacional de Mulheres Negras da Bahia e do Mais Social presentearam a cantora com flores. As homenagens continuaram com apresentação de jazz baiano, pela banda Jam VI no MAM.
Durante o seu discurso de agradecimento ao título, Elza rendeu agradecimentos aos baianos, e cantou a música Bahia de Todos os Deuses de Jair Rodrigues como mensagem para a população baiana. “Bahia, os meus olhos estão brilhando, meu coração palpitando, de tanta felicidade. És a rainha da beleza universal. Minha querida Bahia, muito antes do Império, foste a primeira capital. Preto Velho Benedito já dizia, Felicidade também mora na Bahia”.
Hoje à noite, a cantora comemora a outorgação de cidadã soterapolitana em alto estilo, se apresentando no Museu de Arte Moderna da Bahia dentro do projeto “10 Anos de JAM no MAM”, evento comemorativo à iniciativa que vem valorizando a música instrumental na Bahia.
Elza Soares é a mais nova cidadã soteropolitana
| author: gasandancasPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário