Casos de dengue diminuem na Bahia

|

Resumo do post O número de casos de dengue diminuiu 52,3% até junho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo avaliação da Secretária da Saúde, a tabela de balanços da Dengue na Bahia, por semana, tem tido decréscimo dos casos suspeitos no período. Com redução progressiva a partir do início do mês de abril onde os municípios de Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Salvador, Ilhéus e Porto Seguro concentraram 43% das notificações. Nos primeiros meses desse ano, 266.285 pessoas contraíram dengue, enquanto o número de infectados chegou a quase 560 mil nos cinco primeiros meses de 2008.

Resto do post
Municípios que apresentavam aumento no número de casos por semana em abril e os que tiveram situações de surtos como Jequié e Porto Seguro, segundo o boletim divulgado na segunda-feira (15), pela Secretária de Saúde, atualmente estão com diminuição dos casos. As taxas de letalidade por Febre Hemorrágica da Dengue e compilações também tiveram modificações. Na Bahia os casos diminuíram 57% e 81%, aproximadamente. E nos estados de Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, segundo o relatório do Ministério Público nem tiveram registro de mortes causadas pela dengue.

Jesuína Castro, coordenadora da vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), disse que a tendência de queda vai continuar, porém a doença não vai desaparecer por que “como todo ano, devido a fatores climáticos, no período do meado de maio à doença cai e em meados de agosto começa de novo”. Ela relata que a grande preocupação é que “com a diminuição dos casos a população esqueça de impedir os focos do mosquito”, pois para não ocorrer epidemias novamente a população não pode esquecer de evitar águas paradas realizando ações como manter garrafas, tonéis e vasilhas com a boca virada para baixo, cisternas tampadas, pneus e vasos de plantas com areia.

Para continuar o trabalho de conscientização com a população, a Sesab em conjunto com, Voluntárias Sociais da Bahia (VSB) e Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no São João, promovem a campanha “São João Sem Dengue”, onde serão feitas ações de prevenções. Dentre as ações já confirmadas estão: panfletagem no Arraiá da Capitã; execução de jingles e spots durante a festa; fixação de cartazes nos camarins, chamada dos artistas durante as apresentações; panfletagens no São João e no Santo Antônio do Pelourinho; distribuição de panfletos nos terminais de saída e entrada do ferry boat e rodoviária; divulgação do "São João sem Dengue" em 35 municípios onde a Fundação Pedro Calmon, juntamente com a Biblioteca Nacional, inaugurou bibliotecas municipais.

0 comentários:

 

©2009 GAS-Comunicacao | Template Blue by TNB