CRLV comemora aniversário com ação educativa sobre gênero e violência

|

Na próxima quarta-feira (25), a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), através do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), comemora seu quarto aniversário com ação educativa sobre gênero e violência.
As atividades vão começar a partir das 14h, com uma aula de danças circulares que será promovida pela professora Betina Achermann e vai ser aberta às usuárias do Centro. Em seguida, haverá uma apresentação artística desenvolvida pelas próprias mulheres em uma das oficinas trabalhadas no projeto CRLV: Implementando Ações de Capacitação e Atenção. Além disso, o Centro fará o lançamento oficial da cartilha e do vídeo educativo sobre gênero e violência contra a mulher.
Os produtos serão distribuídos em escolas municipais, creches, instituições públicas e privadas, comunidades e outras entidades da sociedade civil, com o objetivo de conscientizar a população sobre a realidade da violência doméstica e familiar contra a mulher e, ao mesmo tempo, alertar que esta prática constitui uma violação dos direitos humanos e das mulheres.
A cartilha e o vídeo têm o propósito de provocar uma reflexão sobre a educação diferenciada que ainda se dá entre homens e mulheres, na qual se reafirma a lógica de uma condição submissa e inferior da mulher que se reflete nas situações de subemprego, salários desiguais, violência doméstica e familiar, entre outras. Os materiais trazem, ainda, artigos da Lei Maria da Penha e a indicação de serviços e órgãos que atendem às mulheres vítimas de violência em Salvador e Região Metropolitana. A distribuição é gratuita.
O Centro - Desde a sua fundação, em 2005, o CRLV já realizou 24.233 atendimentos de atenção, prevenção e acolhimento a mulheres em situação de violência em Salvador. Os serviços mais procurados até setembro deste ano foram os de atendimento psicológico (1.670), tele-orientação (1.231), social (727) e jurídico (583). Além disso, o CRLV também presta apoio pedagógico aos filhos das usuárias.
Durante todo o ano são promovidas outras atividades de prevenção, visando sensibilizar, através de palestras, aulas, cursos e oficinas com foco na importância do enfrentamento à violência contra as mulheres e também divulgar outras instituições parceiras da Rede de Atenção.

Ações visam diminuir aumento da dengue no Verão

|

A estação mais quente e esperada pelos baianos: o verão, também é a mais favorável ao crescimento dos casos de dengue. Neste verão o cuidado tem que ser intensificado, já que, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), haverá chuva acima da média. O fato, aliado ao calor, facilita a transmissão da doença, pois o Aedes aegypti, prefere ambientes limpos e com água parada para se reproduzir.

Ciente disto e com o propósito de identificar dados, a exemplo do volume de infestação, os principais criadouros e o risco de ocorrência de epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o Levantamento de Índice Rápido (Lira). "Temos bons resultados com o Lira, através do trabalho de conscientização da população", disse a coordenadora do programa municipal de combate à dengue, Eliaci Costa.

Este ano já foram registrados 6.954 casos de dengue na capital baiana com cinco óbitos até o último dia 26, de acordo com a SMS. Para combater a enfermidade são realizados nos bairros mais infestados da cidade mutirões com a presença de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), Guarda Municipal e chaveiros, para abertura de imóveis abandonados.

Com fardamento novo e crachás, os agentes de saúde visitam as casas para combater os possíveis focos. "Eles fazem a limpeza de tonéis e caixas d'água com larvicida. Fazemos também a distribuição de capas para que esses locais sejam devidamente tampados", destacou Eliaci.

Esta semana o mutirão de combate ao mosquito da dengue acontecerá nos bairros de Bom Juá, Fazenda Coutos, Valéria e Saramandaia. Na ação, os profissionais retiram lixo e materiais inservíveis, como garrafas e copos plásticos, que podem se tornar criadouros em potencial. Este ano já foram realizados 38 faxinaços na cidade, em que 9.870 imóveis foram visitados em 329 ruas da capital.

Ministério da Justiça revê teto salarial para o Bolsa-Formação

|

O Ministério da Justiça (MJ) resolveu reavaliar sua interpretação sobre a composição do teto salarial para o pagamento do Bolsa-Formação, em atenção à solicitação do secretário da Segurança Pública da Bahia, César Nunes. Gratificações como o adicional por tempo de serviço e demais vantagens de caráter pessoal, além de indenizações, serão excluídas do cômputo. “Tivemos essa iniciativa para que nossos policiais continuem a perceber a gratificação e a participar deste importante programa de capacitação e valorização dos servidores”, declarou Nunes.
A partir das modificações solicitadas pelo secretário ajudas de custos, a exemplo de diárias, transporte, auxílio moradia, adicional noturno ou por tempo de serviço entre outras gratificações e adicionais não serão consideradas complementares do teto salarial. Desta forma, todos os policiais inscritos continuarão a perceber a gratificação independentemente do aumento que tiveram em outubro e que terão em janeiro.
Nunes se mostrou satisfeito com a decisão do MJ e acredita que outros pleitos feitos em prol da melhoria nas condições de vida dos policiais baianos estão sendo estudados pelo MJ, a exemplo do aumento do teto remuneratório para o recebimento da bolsa.

Balanço do Controle de Alcoolemia do fim de semana (Lei Seca)

|

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) realizou operação de controle de alcoolemia (Lei Seca) com os condutores de veículos de Salvador, no fim de semana, de sexta-feira (20) a domingo (23).
Na operação foram abordados 202 condutores. Destes, dois apresentaram quantidade de álcool inferior a 0,30mg por litro de ar expelido e foram autuados administrativamente, com multa de R$ 957, retenção da CNH e retenção do veículo. A operação flagrou um condutor com teor igual ou superior a 0,30 mg por litro de ar expelido, que foi encaminhado à 16ª Delegacia, na Pituba.
A Transalvador removeu 22 veículos por motivos diversos, recolheu 20 carteiras de habilitação e foram lavrados 20 autos de infração referentes à Lei Seca e outros 80 de naturezas diversas.

Adolescente assalta mais de dez coletivos

|

Envolvido em pelo menos dez assaltos a ônibus na região de Vila de Abrantes, um adolescente, 17 anos, foi apreendido segunda-feira (23) depois de ter sido baleado na perna num confronto com policiais da 26ª Delegacia, localizada em Vila de Abrantes. O tiroteio aconteceu num matagal próximo ao cemitério local.
Socorrido pelos policiais, o assaltante recebeu atendimento no Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas. Depois de liberado pela equipe médica, foi conduzido para a 26ª DP, sendo ouvido pelo delegado plantonista Giovanni Nascimento. O assaltante está à disposição do Ministério Público e será encaminhado ao Centro de Atendimento ao Menor (CAM).
Segundo informou o delegado, ao ser surpreendido pelos investigadores quando descia de uma Topic, o adolescente reagiu à voz de prisão atirando contra a guarnição. Ele costumava entrar nos ônibus em Lauro de Freitas, e nas imediações de Catu de Abrantes anunciava o assalto, roubando o dinheiro do cobrador e saqueando passageiros.

(Informações da SSP – BA)

Ainda existe esperança para a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro

|

Com o objetivo de buscarem alternativas que permitam a sobrevivência da Santa casa de Misericórdia em Santo Amaro da Purificação os secretários Jorge Solla e Rui Costa, respectivamente, da Saúde e de Relações Institucionais, acompanhados do subsecretário da Saúde, Amauri Teixeira, se reúnem na sexta-feira (20/11), às 8h, na Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, com o prefeito do município, Ricardo Machado, o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Antonio Brito, e o provedor da Santa Casa de Santo Amaro, Francisco Vasconcelos.
O encontro motivado por solicitação direta do presidente Lula e do governador Jaques Wagner teve como propósito encontrar soluções para os graves problemas financeiros que a instituição secular vive no atual momento. O secretário Jorge Solla relatou que vai tentar fazer o possível para evitar que a população do recôncavo baiano seja penalizada com uma possível interrupção dos serviços prestados pela tradicional instituição. "Estou sensibilizado com a situação e vou tentar encontrar saída para esta grave crise", afirmou Solla.

Padrasto abusava de duas enteadas

|

Resumo do post Marcelo Correia Lima, 35 anos, foi capturado quinta-feira (19), por uma equipe da Delegacia de Senhor do Bonfim, após ter sido denunciado por uma enteada, 18 anos, a qual vinha sendo abusada sexualmente por ele desde que tinha apenas sete anos de idade. A irmã da denunciante, 15 anos, também era abusada pelo padrasto desde que tinha aquela mesma idade.
Segundo o delegado Raimundo Guerra, titular de Senhor do Bonfim, ao completar 18 anos, a garota mais velha procurou uma tia e denunciou a violência sexual que sofria há mais de dez anos. Ao saber que o crime tinha chegado ao conhecimento da polícia, Marcelo fugiu para o povoado de Campo Formoso, onde foi preso.
Ouvidas pelo delegado Raimundo Guerra, as duas irmãs declararam que o padrasto ameaçava matá-las e também a mãe delas, caso fosse denunciado. Mesmo estando em idade escolar, as garotas eram impedidas pelo padrasto para freqüentar a escola e sequer podiam ter amizades.

Perícia

O maníaco confessou os abusos ao ser interrogado, e disse que era constantemente assediado pelas enteadas. A mãe das vítimas garantiu desconhecer o crime praticado pelo marido contra suas filhas, já comprovado por exames periciais. A polícia apura se Marcelo, que tem fama de namorador na região, abusou de outras crianças e adolescentes. Com prisão preventiva decretada pelo juiz Tardelli Cerqueira, da Comarca de Senhor do Bonfim, Marcelo Correia Lima foi autuado em flagrante por estupro pelo delegado Raimundo Guerra.

Assaltante que agia na Ilha de Itaparica é capturado

|

Resumo do post Apontado como autor de mais de vinte assaltos no município de Nazaré e nas localidades de Barra Grande, Conceição e Tairú, situadas na Ilha de Itaparica, Adailton dos Santos Brito, o “Gurubel”, 26 anos, foi capturado no final de semana por policiais da 24ª Delegacia, instalada em Vera Cruz.
O assaltante estava com um mandado de prisão preventiva em aberto expedido juiz Eduardo Abreu, da Comarca de Itaparica. A equipe do delegado titular, Lúcio Ubiracê, localizou Adailton na casa de parentes, em Nazaré, onde ele estava escondido. Um comparsa do assaltante, identificado pelo apelido de “Preto”, está foragido e vem sendo procurado.
Adailton, que tem passagem pela Delegacia de Nazaré por assaltos, vinha roubando, desde o início deste ano, estabelecimentos comerciais na ilha, como um mercadinho, em Barra do Pote, uma padaria em Barra Grande e uma "lan house" na localidade de Conceição. A polícia atribui a “Gurubel” pelo menos oito assaltos contra Topics, em Tairú.

(Informações da SSP – BA)

Ladrões capturados planejando assalto

|

Resumo do post Quatro assaltantes que agiam na região de Vitória da Conquista foram presos neste fim de semana, durante uma operação realizada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, no bairro Kadija. Os policiais apreenderam com a quadrilha um Ford Fiesta utilizado em assaltos a lojas e casas lotéricas. Eles também roubavam carros e motocicletas. A operação que resultou na captura dos ladrões contou com o apoio do Grupo de Apoio Tático da Policia Civil (GAT).
Segundo informou, ontem (23), o delegado titular Cléber Rocha Andrade, Leriston Charles Leite Oliveira, o “Léo Boquira”, 21 anos, apontado como dono do Fiesta, Magno Oliveira Sousa, o “Galego”, 21, Diorge Santos Souza, 23, e Crispiniano Almeida Santos, o “Crispim”, 33 anos, estavam reunidos dentro do automóvel, planejando assaltos.
Investigadores da DRFR apuraram que, em agosto deste ano, o bando, armado com revólveres, tomou de assalto um Crossfox, no bairro Candeias, em Conquista. Todos os quatro presos têm passagens pela polícia por assaltos, receptação, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo. “Galego” já foi reconhecido como autor do roubo de um malote ocorrido recentemente na região sudoeste.
De acordo com o delegado Cleber Rocha, na casa de Crispiniano, os policiais apreenderam um revólver de calibre 38. Ele é foragido da cadeia pública do município de Milagres, onde estava preso também por envolvimento em assaltos.

(Informações da SSP – BA)

 

©2009 GAS-ON-LINE | Template Blue by TNB