Inverno propicia doenças respiratórias

|

Resumo do post O inverno já começou, e com ele chega à preocupação com as doenças respiratórias. O presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), Paulo Perazzo, além da mudança climática e o contato com os ácaros das roupas que ficaram por muito tempo guardado, o consumo de bebidas alcoólicas, líquidos gelados e cigarro, somados à ausência de cuidados médicos favorecem a evolução de problemas nas vias respiratórias. Preocupado com as “enfermidades de inverno” os pneumologistas e otorrinolaringologistas recomendam a população o uso de algumas medidas para evitar-las. Entre os males que pioram no inverno estão, rinite infecciosa e sinusite viral ou bacteriana que podem ser reconhecidas por sintomas como febre baixa, dor facial, secreção nasal e otite - inflamação do ouvido, bronquite, asma, resfriado e gripe.

Resto do post O número de atendimentos nos hospitais e clinicas da cidade aumentam e pacientes com sintomas diversos como: obstrução nasal, coriza, expectoração, febre, mal-estar geral e falta de apetite são vistos nas salas de emergências. De acordo com os especialistas, a cada ano os casos de doenças respiratórias, em especial as alergias, aumentam. E com as baixas temperaturas os vírus são transmitidos com mais facilidade. Muitos fatores contribuem para se contrair a doença e suas complicações como, os ambientes fechados e aquecedores ligados. Segundo os otorrinos o uso de aparelhos de ar-condicionado resseca as mucosas das vias aéreas e ajuda a destruir os anticorpos existentes no organismo humano que realizam a defesa do mesmo contra os vírus, deixando-nos mais vulneráveis às infecções.
Indivíduos de baixa imunidade como, crianças menores de cinco anos, idosos e pessoas que apresentam debilidade física, devem ter atenções redobradas. Segundo o pneumologista pediátrico Clemax Couto Sant’Anna, devido o sistema imunológico das crianças ainda estarem em estágio de desenvolvimento, elas podem ter, anualmente, “de 4 a 8 infecções respiratórias agudas, com cerca de 10% evoluindo para pneumonia e aproximadamente 15% poderão morrer, por não terem tido acesso ao tratamento adequado em tempo hábil ou durante a internação hospitalar”, relatou.
Como o aparelho respiratório tem vários tipos de doença e o tratamento varia de acordo com a enfermidade apresentada. Os pneumologistas informam que para evitar a instalação dos vírus que causam doenças respiratórias, no organismo, ao invés do uso de descongestionantes, antitussígenos, antiinflamatórios e outros medicamentos, a população deve realizar atos mais saudáveis como, a aderência de uma boa alimentação, o consumo de vitamina C e beber líquido. Fazer algumas ações como, manter o ambiente limpo e ventilado, ter uma alimentação saudável, ingerir muito líquido, evitar o contato com o cigarro em ambientes fechados, substituir os agasalhos de lã por moletom, couro ou nylon, remover o pó dos móveis, evitarem grandes aglomerações em época de epidemia de doença transmitida por via respiratória e substituir as vassouras e espanadores por panos úmidos.
Paulo Perazzo alerta que um dos grandes problemas no tratamento das doenças respiratórias é a automedicação, pois na maioria das vezes as enfermidades são muito parecidas, e como as pessoas costumam tomar antibióticos sem ter certeza de qual doença a está afetando, “o excesso de remédios pode levar à imunidade do vírus, fazendo com o tempo, que estes medicamentos não tenham mais efeito. Daí a importância de se procurar auxílio do médico, que irá fazer o diagnóstico e oferecer o melhor tratamento para o paciente”, explicou.

Casos de dengue diminuem na Bahia

|

Resumo do post O número de casos de dengue diminuiu 52,3% até junho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo avaliação da Secretária da Saúde, a tabela de balanços da Dengue na Bahia, por semana, tem tido decréscimo dos casos suspeitos no período. Com redução progressiva a partir do início do mês de abril onde os municípios de Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Salvador, Ilhéus e Porto Seguro concentraram 43% das notificações. Nos primeiros meses desse ano, 266.285 pessoas contraíram dengue, enquanto o número de infectados chegou a quase 560 mil nos cinco primeiros meses de 2008.

Resto do post
Municípios que apresentavam aumento no número de casos por semana em abril e os que tiveram situações de surtos como Jequié e Porto Seguro, segundo o boletim divulgado na segunda-feira (15), pela Secretária de Saúde, atualmente estão com diminuição dos casos. As taxas de letalidade por Febre Hemorrágica da Dengue e compilações também tiveram modificações. Na Bahia os casos diminuíram 57% e 81%, aproximadamente. E nos estados de Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, segundo o relatório do Ministério Público nem tiveram registro de mortes causadas pela dengue.

Jesuína Castro, coordenadora da vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), disse que a tendência de queda vai continuar, porém a doença não vai desaparecer por que “como todo ano, devido a fatores climáticos, no período do meado de maio à doença cai e em meados de agosto começa de novo”. Ela relata que a grande preocupação é que “com a diminuição dos casos a população esqueça de impedir os focos do mosquito”, pois para não ocorrer epidemias novamente a população não pode esquecer de evitar águas paradas realizando ações como manter garrafas, tonéis e vasilhas com a boca virada para baixo, cisternas tampadas, pneus e vasos de plantas com areia.

Para continuar o trabalho de conscientização com a população, a Sesab em conjunto com, Voluntárias Sociais da Bahia (VSB) e Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no São João, promovem a campanha “São João Sem Dengue”, onde serão feitas ações de prevenções. Dentre as ações já confirmadas estão: panfletagem no Arraiá da Capitã; execução de jingles e spots durante a festa; fixação de cartazes nos camarins, chamada dos artistas durante as apresentações; panfletagens no São João e no Santo Antônio do Pelourinho; distribuição de panfletos nos terminais de saída e entrada do ferry boat e rodoviária; divulgação do "São João sem Dengue" em 35 municípios onde a Fundação Pedro Calmon, juntamente com a Biblioteca Nacional, inaugurou bibliotecas municipais.

Aumenta os casos de gripe suina na Bahia

|

Resumo do post O número de suspeitas de cidadãos com a gripe A aumentou para três na Bahia. O mais novo suspeito é um mineiro, 27 anos, de nome não divulgado, que chegou a Salvador no dia 06, último, após viagem por Londres, Milão e Amsterdam, na Europa, e deu entrada em uma clinica particular na terça-feira (16), com os sintomas do vírus H1N1. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até ontem o rapaz, que esta sendo monitorado pelo órgão, permanecia internado na clinica. No Brasil, os casos confirmados continuam tendo acréscimo e já passam de 79, porém apesar do aumento, segundo dados do Ministério de Saúde não existe notificações de óbito no país.

Resto do post
O mineiro que chegou da Europa, procurou a clinica na terça-feira, (16) para se tratar de uma gripe, porém como o país visitado pelo rapaz faz parte dos que estão entre os afetados pela Influenza A1H1, ele permanece internado. A assessoria de imprensa da Sesab disse que “o rapaz esta sendo monitorado”, e assim como o casal de baianos que chegou da Argentina com os sintomas, aguarda o resultado do material coletado que foi encaminhado para exame na Fiocruz, no Rio de Janeiro. Enquanto alguns aguardam os resultados, outros já respiram aliviados, como a primeira vítima confirmada, um empresário de 29 anos que também não teve sua identidade revelada, mas passa bem e está em companhia da família.

Os casos da doença continuam aumentando nos países. Já foi notificado um total de 37.924 casos e 164 óbitos, no mundo, até terça-feira (16). Sendo que o maior número de constatação de casos é nos Estados Unidos da América (EUA) com 17.855 ocorrências e a maior taxa de letalidade pela gripe A no México que de 6.403 casos teve a notificação de 109 mortes. Na Bahia segundo o coordenador de emergência em Saúde do Estado, Juarez Dias, as medidas de prevenção continuam. “Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza um trabalho de informação aos passageiros que chegam e saem do país, acompanham as suspeitas e mantêm a conduta orientada pelo Ministério da Saúde para controle da disseminação da doença”, relatou o coordenador.

Preocupados com a chegada de voos charters nos próximos meses, vindos principalmente da Europa. A Sesab realizou até ontem, um curso de dois dias com os profissionais de saúde da Diretoria Regional de Saúde (Dires) de Eunápolis e do município de Porto Seguro para o atendimento precoce dos casos suspeitos de Gripe A. Além de preparar os profissionais de saúde, foram ministradas palestras para representantes do Sindicato dos Hotéis, Motéis e Pousadas. Segundo o órgão “já passaram pelo treinamento os profissionais das Dires de Ilhéus e Itabuna”.

 

©2009 GAS-ON-LINE | Template Blue by TNB